Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

EUA: senadora democrata lança pré-candidatura presidencial para 2020

Amy Klobuchar, de 58 anos, destacou, em seu discurso, suas raízes humildes e capacidade para chegar a acordos bilaterais

Por EFE Atualizado em 11 fev 2019, 17h56 - Publicado em 10 fev 2019, 20h28

A senadora Amy Klobuchar anunciou neste domingo, 10, sua pré-candidatura para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020, juntando-se a uma longa lista de legisladores democratas que já oficializaram a intenção de chegar à Casa Branca.

“Estou diante de vocês como a neta de um mineiro, como a filha de uma professora e um jornalista, como a primeira mulher eleita ao Senado dos EUA pelo estado de Minnesota, para anunciar minha candidatura à presidência dos Estados Unidos”, disse Klobuchar diante de uma multidão reunida em Minneapolis, capital de Minnesota.

“Estamos cansados: a nossa nação deve estar governada não pelo caos, mas pela oportunidade”, acrescentou a senadora.

A legisladora de 58 anos destacou em seu discurso suas raízes humildes e sua capacidade para chegar a acordos bipartidários, depois de vencer nas eleições legislativas de novembro por uma maioria considerável. O presidente americano, Donald Trump, no entanto, quase venceu nesse estado nos pleitos presidenciais de 2016.

O anúncio de Klobuchar acontece em meio a uma polêmica gerada nos últimos dias por conta de informações que indicam que a senadora não trata bem os funcionários de sua equipe, segundo meios de comunicação locais.

Continua após a publicidade

Alguns ex-empregados de Klobuchar descreveram a senadora, em declarações ao site HuffPost sob condição de anonimato, como “habitualmente degradante e propensa a atos cruéis”, duas condições que “fazem com que seja difícil trabalhar com ela durante muito tempo”.

A equipe de campanha da agora pré-candidata presidencial contestou essa informação e garantiu que Klobuchar “ama” seus funcionários, lembrando que seu chefe de gabinete já trabalha com ela há cinco anos.

Continua após a publicidade

Ao anunciar sua candidatura, Klobuchar uniu-se a outros senadores do seu partido que já oficializaram sua intenção de concorrer, como Elizabeth Warren, Cory Booker e Kamala Harris, enquanto se espera que o progressista Bernie Sanders e o congressista estadual Beto O’Roukre tomem uma decisão a respeito nos próximos dias.

Um dos primeiros a oficializar sua pré-candidatura para os pleito presidenciais de 2020 foi o latino Julián Castro, que foi secretário de Habitação durante o governo do presidente Barack Obama (2009-2017).

Tulsi Gabbard, membro da Câmara dos Representantes, a autora Marianne Williamson, o legislador John Delaney e o empreendedor Andrew Yang também se apresentaram como pré-candidatos democratas à presidência.

De acordo com sua campanha, Klobuchar viajará no próximo dia 21 de fevereiro a Iowa, que é o primeiro estado a receber as eleições primárias de cada partido antes dos pleitos presidenciais de 2020.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.