Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estrela da NBA se declara culpada de porte de drogas em tribunal russo

Brittney Griner está detida em Moscou desde fevereiro, sob acusação de contrabando após óleo de cannabis ter sido encontrado em sua bagagem

Por Da Redação
Atualizado em 7 jul 2022, 15h58 - Publicado em 7 jul 2022, 14h54

A jogadora de basquete Brittney Griner, duas vezes medalhista de ouro olímpica nos Estados Unidos, se declarou culpada de acusações de porte de drogas em um tribunal da Rússia. Em entrevista à CNN, os advogados da atleta informaram que ela pode pegar até 10 anos de prisão em Moscou.

+ Jogadora de basquete americana pode ser condenada a prisão na Rússia

Durante o julgamento, Griner disse que não pretendia cometer crime ao carregar óleo de cannabis na bagagem que levava em sua viagem à Rússia, informou a agência de notícias estatal russa RIA Novosti. Falando por meio de intérpretes, a jogadora da NBA disse que o produto foi colocado por engano em sua mala, que foi feita à pressas.

Fontes próximas à ela comentaram que a decisão de se declarar culpada foi tomada apenas por Griner. A ré teria sido instruída a adotar uma estratégia que poderia resultar em uma sentença mais curta, dada a taxa de condenação de 99% relatada em processos criminais do tipo na Rússia.

A atleta não quis comentar o assunto com a imprensa, e sua próxima audiência está marcada para 14 de julho.

Continua após a publicidade

De acordo com a TASS, outra agência de notícias estatal, um promotor a acusou de contrabando, sugerindo que Griner pretendia importar as drogas para o território russo ao colocar menos de um grama de óleo de cannabis em sua bagagem. 

A jovem de 31 anos foi presa em fevereiro em um aeroporto de Moscou depois que autoridades russas alegaram ter encontrado substâncias ilícitas em sua bagagem. O Departamento de Estado dos Estados Unidos reagiu à decisão das autoridades russas, afirmando que a atleta foi detida injustamente.

Na segunda-feira 4, Griner escreveu uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo ajuda para voltar ao seu país. Dois dias depois, a Casa Branca anunciou que Biden e a vice-presidente Kamala Harris falaram por telefone com a esposa de Griner, Cherelle Griner.

“Embora eu continue preocupada e até que ela volte para casa, estou esperançosa em saber que o presidente leu a carta de minha esposa e teve tempo para responder”, disse Cherelle.

Continua após a publicidade

Apoiadores da jogadora do Phoenix Mercury pediram sua libertação por temores de que ela esteja sendo usada como peão político em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Embora não haja indicação de que a prisão de Griner esteja relacionada ao conflito, algumas autoridades indicaram que as tensões entre os Estados Unidos e o Kremlin podem comprometer o retorno seguro da medalhista olímpica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.