‘Estou morrendo’: Pepe Mujica revela que câncer se espalhou e reflete sobre o fim
Ex-presidente do Uruguai foi diagnosticado com um tumor no esôfago em abril do ano passado

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, de 89 anos, revelou que o câncer no esôfago que enfrenta desde o ano passado se espalhou pelo resto de seu corpo. As declarações, em tom de despedida, foram feitas em entrevista à revista Búsqueda.
“O câncer no esôfago está se espalhando para meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico nem cirurgia porque meu corpo não aguenta”, declarou.
Depois de realizar 32 sessões de radioterapia, Mujica afirmou que não se submeterá a nenhum outro tratamento para se curar da doença e pediu aos médicos que não o fizessem “sofrer às custas da família”.
Mujica fez um apelo durante a entrevista: “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”.
Apesar da doença e idade avançada, Mujica ainda é uma das figuras políticas mais influentes do Uruguai e foi um dos principais apoiadores políticos de Yamandú Orsi, que assumirá a Presidência do país em março.
No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria brasileira, por “sua incansável luta pelo melhor da América Latina e no mundo”.
Diagnóstico do câncer
O ex-presidente uruguaio foi diagnosticado com um tumor no esôfago em abril do ano passado. Inicialmente, sua equipe médica havia informado que o câncer não era muito extenso, mas Mujica enfrentou uma série de sintomas adversos da radioterapia. Em setembro, ele foi hospitalizado três vezes em menos de dez dias e passou por um procedimento cirúrgico para colocar uma sonda no estômago.
Enquanto enfrenta a doença, Mujica mantém sua rotina em sua fazenda em Rincón del Cerro, na zona rural de Montevidéu, ao lado de sua esposa, Lucía Topolansky. Ele deseja ser enterrado ali, ao lado de sua cadela Manuela.