Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estados Unidos negam ter declarado guerra à Coreia Norte

Porta-voz da Casa Branca disse que sugerir o contrário "é absurdo"

Por Da redação
Atualizado em 25 set 2017, 17h29 - Publicado em 25 set 2017, 16h56

O governo dos Estados Unidos negou nesta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e advertiu que Pyongyang não tem direito de disparar contra seus aviões quando estiverem sobre águas internacionais, em resposta à ameaça do ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho. “Não declaramos a guerra à Coreia do Norte, e francamente, sugerir isso é absurdo”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em uma entrevista coletiva.

“Nunca é apropriado que um país dispare contra as aeronaves de outro país quando se encontram sobre águas internacionais”, acrescentou.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho, acusou o presidente americano, Donald Trump, de ter declarado guerra à Coreia do Norte durante seu discurso da semana passada perante a Assembleia-Geral da ONU, na qual ameaçou “destruir totalmente” o país asiático. Ri disse também que seu governo se reserva “o direito de derrubar bombardeiros estratégicos americanos ainda que não estejam dentro do espaço aéreo” da Coreia do Norte.

A porta-voz de Trump insistiu que o objetivo da Casa Branca segue sendo a “desnuclearização” da Coreia do Norte, e não uma guerra com essa nação. No entanto, o Pentágono assegurou hoje que está preparado para oferecer “opções” militares a Trump se a Coreia do Norte continuar com suas “ações provocativas”.

A Coreia do Norte foi alvo de sanções tanto dos Estados Unidos como da ONU por persistir no programa balístico e nuclear que vem desenvolvendo há mais de dez anos, violando as disposições das Nações Unidas. Neste domingo, a Casa Branca anunciou novas sanções, ao incluir a Coreia do Norte em um grupo de oito nações com restrições para poder viajar aos Estados Unidos.

(com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.