Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estado Islâmico anuncia nome de novo líder após a morte de Baghdadi

Uma mensagem de áudio veiculada nas redes sociais dos terroristas dá a liderança do grupo a Abu Ibrahim Hashimi Qurashi

Por Da Redação
31 out 2019, 17h02

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) confirmou nesta quinta-feira, 31, a morte do ex-líder extremista Abu Bakr Baghdadi, que se matou durante um ataque das forças especiais americanas no domingo 27, e anunciou Abu Ibrahim Hashimi Qurashi como seu sucessor. Não há informações disponíveis sobre o novo líder. Baghdadi só aparecera em público duas vezes.

A divulgação do novo líder veio por meio de uma mensagem de áudio divulgada pelas redes sociais do grupo terrorista convocando os seguidores a levarem para adiante as últimas instruções de Baghdadi.

Pouco após a operação militar que resultou na morte do ex-líder extremista, outro ataque na província de Aleppo matou o porta-voz e braço direito de Baghdadi, Abu Hasan Muhajir. Seu sucessor se identificou como Abu Hamza Qurashi.

Em uma clara ameaça aos Estados Unidos, o novo porta-voz diz que os americanos não devem se alegrar com a morte de Baghdadi e que não devem se esquecer das mortes cometidas por suas mãos.

Para se chegar ao nome de um novo líder do califado, segundo a ideologia do Estado Islâmico, a pessoa deve ser descendente da tribo Quraysh, na qual o profeta Maomé teria nascido. O sobrenome Qurashi mostra essa descendência, colocando o porta-voz como sucessor de Ibrahim.

Continua após a publicidade

A volta do EI

O Estado Islâmico foi oficialmente derrotado em fevereiro deste ano após a vitória das Forças Democráticas da Síria (SDF) apoiadas pelos Estados Unidos na batalha de Baghuz, uma cidade próxima ao rio Eufrates no norte do país. Desde então, a Síria mostrou certa estabilidade com pouca atividade de remanescentes do grupo terrorista.

Mas no começo de outubro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que estaria retirando completamente suas tropas do norte a Síria dando aval para o Exército da Turquia iniciar uma ofensiva contra os curdos que atuam no Exército de Proteção Popular (YPG), o principal grupo dos que compõe a SDF.

O YPG era responsável pela manutenção de prisões ao redor do norte do país que mantinham em custódia cerca de 11.000 militantes do grupo terrorista. Como a prioridade curda se voltou na proteção de suas fronteiras, milhares de terroristas fugiram de suas celas.

Continua após a publicidade

Enquanto a ameaça do Estado Islâmico ressurge lentamente, o governo do ditador Bashar Assad e a oposição se reuniram em Genebra nesta semana para iniciar as negociações para ser redigida uma nova constituição.

(Com EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.