Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estado de Nova York descriminaliza uso recreativo da maconha

Medida é aprovada depois do fracasso da tentativa de legalização total da erva, como ocorre em 11 estados americanos e em Washington

Por Da Redação
Atualizado em 18 mar 2021, 21h40 - Publicado em 29 jul 2019, 18h47

O Estado de Nova York descriminalizou nesta segunda-feira, 29, o uso recreativo da maconha. A posse de quantidades pequenas da droga passará a ser punida com multas, e não mais com penas de prisão. Trata-se de um passo na direção do objetivo do governador Andrew Cuomo de legalizar a erva.

Cuomo disse que a medida permitirá a criação de um mecanismo de expurgo dos registros de pessoas que já foram condenadas criminalmente pela posse de quantidades pequenas de maconha.

Onze Estados americanos, mais o Distrito de Colúmbia (Washington), legalizaram totalmente o uso recreativo da maconha desde que o Colorado deu o exemplo em 2014, segundo o grupo ativista Marijuana Policy Project. Outras 15 unidades dos Estados Unidos, entre eles o de Nova York, a descriminalizaram.

“Ao proporcionar a indivíduos que sofreram as consequências de uma condenação injusta por (posse de) maconha um caminho para que seus registros sejam apagados e ao reduzir as penalidades draconianas, estamos dando um passo crucial para tratar de um processo de justiça criminal fracassado e discriminatório”, disse Cuomo.

Em dezembro, o governador democrata disse que legalizar a maconha para uso recreativo era uma de suas principais prioridades legislativas em 2019. Ele argumentou que a renda da taxação da droga pode ajudar a tratar uma série de necessidades, incluindo o problemático sistema de metrô da cidade de Nova York, que precisa de grandes reparos e atualizações.

À época, um relatório estadual estimou o mercado legal da maconha entre 1,7 bilhão e 3,5 bilhões de dólares por ano. Os esforços dos parlamentares de Nova York para legalizar a maconha fracassaram em junho, levando à apresentação do projeto de lei de descriminalização.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.