Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Espanha aumenta segurança após série de cartas-bomba no país

Ao todo, cinco itens explosivos foram enviados a diferentes endereços na Espanha, inclusive para o premiê, Pedro Sánchez

Por Da Redação
1 dez 2022, 10h43

O governo da Espanha disse nesta quinta-feira, 1, que irá reforçar as suas medidas de segurança depois que uma série de cartas-bomba foram descobertas no país, incluindo uma que foi enviada ao primeiro-ministro, Pedro Sánchez, na última semana. 

O Ministério do Interior ordenou o aumento das medidas de segurança em todas as embaixadas e consulados no país, bem como em outros locais que requerem proteção especial. A segurança já havia sido reforçada após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

+ Ucrânia reforça segurança em embaixadas após carta-bomba explodir em Madri

A carta mais recente foi descoberta nesta madrugada e estava endereçada a uma base aérea perto de Madri, enquanto uma explodiu na embaixada ucraniana, também na capital, e outra foi desativada próximo a uma fábrica de armas.

O dispositivo destinado ao premiê chegou ao Palácio de Moncloa, sede do governo, em 24 de novembro e seus seguranças o acharam suspeito. De acordo com o Ministério do Interior, um perímetro de segurança foi estabelecido e houve uma explosão controlada do item. Ainda segundo o órgão, os quatro envelopes são semelhantes por conteúdo e características.

Continua após a publicidade

Uma quinta carta chegou a ser endereçada à ministra da Defesa, Margarita Robles, informou o secretário de Estado de Segurança espanhol, que acredita que elas foram enviadas dentro do próprio território da Espanha. No entanto, é possível que os itens enviados à fábrica de armas e à embaixada tenham vindo da Ucrânia.

De acordo com a mídia espanhola, o complexo industrial é responsável por construir lançadores de foguete que Madri enviou a Kiev para serem usados contra a Rússia, informação não confirmada pelas autoridades nacionais.

Segundo o governo espanhol, a população precisa se manter calma e, apesar do padrão, ainda não há razão para tratar a situação como uma ameaça terrorista. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.