Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Em novo revés, juiz proíbe Trump de suspender subsídios federais a estados dos EUA

Casa Branca se colocou 'acima do Congresso', afirmou magistrado depois de o governo ignorar ordem judicial anterior

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 mar 2025, 16h23 - Publicado em 6 mar 2025, 14h03

Um juiz federal dos Estados Unidos estendeu, nesta quinta-feira 6, uma ordem judicial que barra o governo de Donald Trump de suspender bilhões de dólares em fundos federais para os estados americanos, que foram aprovados pelo Congresso. Segundo o magistrado, a Casa Branca excedeu sua autoridade ao orientar que agências congelassem o fluxo de financiamento.

A decisão, que tornou duradoura uma ordem temporária do mesmo juiz instruindo o governo a descongelar os fundos, configura um conflito mais amplo entre os procuradores-gerais de estados governados por membros do Partido Democrata e Trump, para conterem a pressão de se alinharem à agenda do presidente.

Em uma opinião proferida na manhã desta quinta-feira, o juiz John McConnell, do Tribunal Distrital Federal de Rhode Island, disse que o processo se resume a um exemplo dos excessos do Executivo, depois que a Casa Branca ordenou que agências federais retivessem fundos previamente autorizados pelo Congresso.

Um memorando do escritório de orçamento da Casa Branca exigiu o congelamento dos subsídios até que o governo pudesse determinar que estivessem de acordo com as prioridades de Trump. A ação vai contra a organização dos três poderes – nos Estados Unidos, o Legislativo tem “o poder da bolsa”, ou seja, cabe a ele definir questões orçamentárias.

“Aqui, o Executivo se colocou acima do Congresso”, escreveu McConnell.

Continua após a publicidade

A coalizão de 22 estados havia processado o governo pela suspensão do financiamento, incluindo o da Agência Federal de Gestão de Emergências (a Fema, na sigla em inglês), que afirmou que a medida coloca o país em perigo. Os estados entraram com uma segunda moção na semana passada para fazer cumprir a ordem anterior, observando “obstáculos significativos para acessar fundos federais”.

Em seu parecer desta quinta, McConnell pareceu concordar com a perspectiva dos estados, de que o governo havia ignorado ordens judiciais anteriores. O juiz ordenou que a Fema detalhasse as etapas que havia tomado para descongelar fundos até 14 de março.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.