Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Dura retaliação a ataque do Irã acontecerá ‘em breve’, diz embaixador de Israel na ONU

Danny Danon afirmou que consequências do lançamento de mísseis ao território israelense serão 'muito maiores' do que o Irã pode imaginar

Por Da Redação
Atualizado em 3 out 2024, 14h40 - Publicado em 3 out 2024, 10h34

O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon, afirmou à emissora americana CNN na quarta-feira 2 que uma retaliação ao maior ataque do Irã contra o território israelense acontecerá “em breve”.

De acordo com Danon, o gabinete de guerra de Israel “não vai ficar de lado” e está avaliando as possibilidades de resposta ao lançamento de mais de 180 projéteis iranianos contra o país na terça-feira, poucas horas depois de Israel começar o que chamou de incursão terrestre “limitada” ao sul do Líbano. Alguns dos mísseis chegaram a causar impactos diretos em áreas do centro e do sul de Israel, mas não há relatos de feridos ou mortos.

“Acho que eles sabem que temos a capacidade de chegar a qualquer destino no Oriente Médio e cabe a nós decidir como fazê-lo e o que atingir.”

Danon afirmou que Israel não deseja uma escalada do conflito no Oriente Médio, mas que seu país retaliará contra os lançamentos realizados pelo Irã, ressaltando a necessidade de uma “resposta calculada para evitar uma guerra total.

“É melhor eles olharem para o que aconteceu em Beirute e em Gaza antes de começarem uma guerra conosco”, completou ele em tom de ameaça.

Continua após a publicidade

Em resposta à declaração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que não apoia possíveis ataques israelenses a instalações nucleares no Irã, o embaixador de Israel enfatizou que “deve ser responsabilidade dos EUA e de outras democracias ocidentais impedir que o Irã alcance capacidades nucleares, caso contrário, será tarde demais”.

+ Biden diz que não apoia possível ataque de Israel a instalações nucleares do Irã 

Troca de ameaças na ONU

Durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a situação no Oriente Médio na quarta-feira, Danon declarou ainda que as “consequências que o Irã enfrentará por suas ações serão muito maiores do que eles jamais poderiam imaginar.”

Continua após a publicidade

O embaixador do Irã na ONU, Amir Saied Iravani, por sua vez, afirmou que o ataque com mísseis contra Israel tinha como objetivo “restaurar o equilíbrio e a dissuasão”. Ele disse que uma escalada do conflito poderia ser evitada se Israel colocasse um fim na guerra em Gaza e nos ataques ao Líbano.

“O Irã está totalmente preparado para tomar outras medidas defensivas, se necessário, para proteger seus interesses legítimos e defender sua integridade territorial e soberania contra quaisquer atos de agressão militar e o uso ilegal da força”, disse ele.

+ Membros do Conselho de Segurança renovam pedidos de cessar-fogo no Oriente Médio

Segundo a Guarda Revolucionária do Irã, o ataque de terça-feira foi uma retaliação pela morte dos líderes do Hezbollah e do Hamas em bombardeios israelenses no Líbano e em território iraniano.

Israel vem intensificando seus ataques ao Líbano, tendo matado cerca de 1.000 libaneses, incluindo mulheres e crianças, e vários comandantes do Hezbollah nas últimas duas semanas. No sábado, o Hezbollah confirmou a morte de Nasrallah durante um ataque aéreo em Beirute no dia anterior. Ele esteve na liderança do Hezbollah desde 1992 e foi o responsável por levar o grupo para a vida política do Líbano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.