Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Donald Trump é alvo de críticas pesadas de senadores republicanos

Representante do Arizona anuncia aposentadoria para não ser "cúmplice" de comportamento 'imprudente, ultrajante e indigno' da Casa Branca

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 21h09 - Publicado em 25 out 2017, 09h41

O que seria um dia para estreitar laços com membros de seu partido terminou em fortes ataques contra Donald Trump. O presidente americano foi alvo de duras críticas de  senadores republicanos nesta terça-feira, quando, em rara visita, esteve no Congresso em busca de apoio para aprovar sua proposta de reforma tributária. De um lado, o senador Bob Corker o acusou de degradar a nação, enquanto o conservador Jeff Flake disse que ele é “perigoso para a democracia”.

Em discurso no Senado, Flake disse que disse que as políticas dos Estados Unidos se tornaram “acostumadas” a um comportamento “imprudente, ultrajante e indigno” da Casa Branca. “Devemos deixar de fingir que a degradação da política e da conduta de alguns em nosso Executivo são normais”, criticou o senador, para então anunciar, na conclusão de seu pronunciamento, que não irá buscar a reeleição ao fim de seu mandato, em janeiro de 2019.

O representante do Arizona, um conservador considerado pragmático em temas como o migratório e apegado ao liberalismo econômico, questionou seus colegas republicanos por permanecerem “em silêncio enquanto violam as normas e os valores que mantêm os Estados Unidos fortes”. “Chegou a hora de nossa cumplicidade e acomodação diante do inaceitável acabar”, afirmou Flake. “Há momentos em que devemos colocar os nossos princípios acima de nossas carreiras, e esse é um momento assim”.

O carregado discurso de Flake aconteceu horas depois do senador Bob Corker dizer a repórteres que Trump é “absolutamente mentiroso”, não ser “digno de confiança” e “degradar” a nação. O influente presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, que anunciou previamente que não buscaria a reeleição, for alvo de ataques do presidente americano pelo Twitter. “Bob Corker, que ajudou o presidente Obama a nos dar o mau acordo (nuclear) com o Irã e não poderia ser eleito nem para cuidador de cães no Tennessee, agora está lutando contra o corte de impostos”, escreveu Trump.

Continua após a publicidade

“As mesmas mentiras de um presidente absolutamente mentiroso”, replicou Corker. “Não sei por que se rebaixa a um nível tão baixo e degrada nosso país da forma que o faz, mas ele o faz”, acrescentou. Em resposta às manifestações dos senadores republicanos, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse que os eleitores de Arizona e Tennessee provavelmente não apoiariam Flake ou Corker no ano que vem se eles se candidatassem. “Acho que não é provável que fossem reeleitos, e acho que isso demonstra que o apoio é mais para o presidente que para esses dois indivíduos”, falou.

(Com agências internacionais) 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.