Depois de SP e RJ, tradicional festival de lanternas coreanas desembarca em Brasília
Mostra é imersão na rica cultura coreana, cada vez mais fascinante para o público brasileiro, especialmente os fãs de k-pop e k-dramas

O tradicional Festival Jinju Namgang Yudeung, realizado anualmente em Jinju, na Coreia do Sul, com suas lanternas flutuantes de cores e formas variadas, poderá ser vivenciado em Brasília a partir desta sexta-feira, 24, depois de passar por Rio de Janeiro e São Paulo. A exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas” oferece uma imersão na rica cultura coreana, cada vez mais fascinante para o público brasileiro, especialmente os fãs de K-pop e k-dramas.
Com mais de 1.200 lanternas de seda coloridas, a exposição remonta a uma tradição que começou durante a Guerra Imjin (1592-1598), quando as lanternas eram usadas como tática de defesa e, mais tarde, como homenagem aos heróis da batalha. Em Brasília, os visitantes poderão percorrer túneis formados pelas lanternas, acompanhados de exposições multimídia que exploram a fusão entre tradição e modernidade.
+ Por dentro da fantástica engrenagem da revolução ‘kultural’ da Coreia do Sul
Para além da história, a exposição dialoga com a popularidade crescente da cultura coreana no Brasil. O país vive uma verdadeira febre de K-pop, doramas e tradições como o Hanbok, o traje típico que os visitantes poderão experimentar, além de conhecer o simpático mascote da cidade de Jinju, a lontra Hamo, de 3 metros de altura.
O Festival Jinju Namgang Yudeung é reconhecido pelo governo coreano como um dos principais eventos culturais do país e atrai anualmente mais de 2 milhões de pessoas. A exposição em solo brasileiro é organizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil e pela Prefeitura de Jinju. A curadoria é da jornalista Ana Cláudia Guimarães.
+ Astro de ‘Round 6’ fala dos desafios de protagonista na nova temporada
A mostra acontece no Shopping Pátio Brasil, Asa Sul, e ficará aberta ao público de segunda a sábado, das 10h às 22h. O ingresso custa R$ 16 (inteira) e está à venda no local e online pelo Sympla.