Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia se torna o 2º país com mais casos de coronavírus no mundo

Em 24 horas, foram diagnosticados cerca de 11.000 novos casos, 5.000 apenas em Moscou; porta-voz do Kremlin está hospitalizado após contrair coronavírus

Por Da Redação
Atualizado em 12 Maio 2020, 12h25 - Publicado em 12 Maio 2020, 11h59

A Rússia se tornou nesta terça-feira, 12, o segundo país com mais casos de coronavírus no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Também nesta terça, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou que contraiu o vírus e que está internado para tratamento.

Segundo o governo, foram confirmados 232.243 casos de infecção e 2.116 mortes. Apesar do alta taxa de contágio – nas últimas 24 horas foram cerca de 11.000 novas infecções, 5.000 somente em Moscou –, a Rússia segue com uma das menores taxas de mortalidade da Europa. Alguns especialistas, contudo, colocam em xeque a veracidade dos dados divulgados pelo governo. 

O país está à frente da Espanha, que registra 227.436 casos e 26.744 mortes, e Reino Unido, com 224.332 infectados e 32.141 mortos. Já nos Estados Unidos, 1,3 milhão de pessoas testaram positivo e 80.684 morreram.

Mesmo com o aumento no número de casos, a Rússia começará nesta terça a relaxar o confinamento, ao suspender as medidas que obrigam o fechamento temporário das empresas. Prefeitos e governadores, no entanto, poderão decidir o ritmo da reabertura. Moscou, por exemplo, deve determinar a volta ao trabalho somente a partir do dia 31 de maio.

Continua após a publicidade

Vírus no Kremlin

Também nesta terça, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou que havia contraído Covid-19, se tornando o terceiro funcionário de alto escalão do governo russo a ser diagnosticado com o vírus. Segundo a agência RIA Novosti, ele está hospitalizado. 

“Sim, eu fiquei doente. Estou em tratamento”, disse à agência de notícias Interfax sem citar sua condição de saúde. Peskov não informou se esteve em contato recente com o presidente, Vladimir Putin, que está em isolamento desde abril, apesar de ter infringido a medida e ter comparecido às celebrações do Dia da Vitória em 9 de maio (o dia em que a Rússia comemora o fim da II Guerra Mundial).

Além de Peskov, foram diagnosticado com a Covid-19 o primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, a ministra da Cultura, Olga Lyubimova e o ministro da Construção, Vladimir Yakushev.

ASSINE VEJA

Quarentena em descompasso
Quarentena em descompasso Falta de consenso entre as autoridades e comportamento de risco da população transforma o isolamento numa bagunça. Leia nesta edição ()
Clique e Assine
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.