Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Covid-19: Macron prolonga a quarentena na França até 11 de maio

O presidente francês promete apresentar até o final de abril um plano de reabertura gradual do país; aulas presenciais só no segundo semestre

Por Da Redação
13 abr 2020, 16h47

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feria, 13, o prolongamento para até 11 de maio da quarentena nacional frente à pandemia da Covid-19. Macron ainda prometeu elaborar em até 15 dias um plano para o período após o final do confinamento, que pode envolver a reabertura progressiva do país.

“A epidemia ainda não está sob controle”, afirmou Macron. “É por isso que o mais rigoroso confinamento deve continuar até 11 de maio. Esta é a condição para retardar ainda mais o avanço do vírus”, concluiu.

A França está em quarentena nacional desde 17 de março. O Ministério das Solidariedades e da Saúde aponta que há mais de 95.000 casos da Covid-19 no país. Ao todo, cerca de 14.000 pessoas morreram.

Segundo estimativa do jornal francês Le Monde, o número de novos casos de Covid-19 por dia na França está caindo desde 10 de abril, quando foram reportados cerca de 4.300. Apenas 1.600 novos casos foram registrados no domingo, 12, uma queda de 48% em relação ao dia anterior.

“O governo apresentará em 15 dias os detalhes para o pós-11 de maio”, prometeu o presidente. Macron explicou que, após esse período, a possível reabertura do país será gradual e “avaliada coletivamente a cada semana”.

Continua após a publicidade

Dentre as medidas de reabertura a serem implementadas a partir de 11 de maio estão a retomada das atividades escolares das creches ao ensino médio. As aulas presenciais, porém, não serão retomadas antes das férias de verão que, na França, se dão entre os meses de julho e agosto.

Locais públicos, como restaurantes, hotéis e cinemas ainda não têm previsão para serem reabertos. “Grandes festivais e eventos com grandes audiências não podem ser realizados até pelo menos meados de julho”, disse Macron.

Outros países da Europa, como a Dinamarca e Áustria, já programaram a retomada de suas atividades não essenciais. No caso austríaco, o confinamento será progressivamente suspenso a partir desta terça-feira, 14.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.