Covid-19: Macron prolonga a quarentena na França até 11 de maio
O presidente francês promete apresentar até o final de abril um plano de reabertura gradual do país; aulas presenciais só no segundo semestre
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feria, 13, o prolongamento para até 11 de maio da quarentena nacional frente à pandemia da Covid-19. Macron ainda prometeu elaborar em até 15 dias um plano para o período após o final do confinamento, que pode envolver a reabertura progressiva do país.
“A epidemia ainda não está sob controle”, afirmou Macron. “É por isso que o mais rigoroso confinamento deve continuar até 11 de maio. Esta é a condição para retardar ainda mais o avanço do vírus”, concluiu.
A França está em quarentena nacional desde 17 de março. O Ministério das Solidariedades e da Saúde aponta que há mais de 95.000 casos da Covid-19 no país. Ao todo, cerca de 14.000 pessoas morreram.
Segundo estimativa do jornal francês Le Monde, o número de novos casos de Covid-19 por dia na França está caindo desde 10 de abril, quando foram reportados cerca de 4.300. Apenas 1.600 novos casos foram registrados no domingo, 12, uma queda de 48% em relação ao dia anterior.
“O governo apresentará em 15 dias os detalhes para o pós-11 de maio”, prometeu o presidente. Macron explicou que, após esse período, a possível reabertura do país será gradual e “avaliada coletivamente a cada semana”.
Dentre as medidas de reabertura a serem implementadas a partir de 11 de maio estão a retomada das atividades escolares das creches ao ensino médio. As aulas presenciais, porém, não serão retomadas antes das férias de verão que, na França, se dão entre os meses de julho e agosto.
Locais públicos, como restaurantes, hotéis e cinemas ainda não têm previsão para serem reabertos. “Grandes festivais e eventos com grandes audiências não podem ser realizados até pelo menos meados de julho”, disse Macron.
Outros países da Europa, como a Dinamarca e Áustria, já programaram a retomada de suas atividades não essenciais. No caso austríaco, o confinamento será progressivamente suspenso a partir desta terça-feira, 14.