Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cosmonauta russo se torna primeira pessoa a passar mil dias no espaço

"Alcançamos algo novo e importante, superamos um marco e tocamos o desconhecido", disse Oleg Kononenko

Por Da Redação
Atualizado em 5 jun 2024, 13h03 - Publicado em 5 jun 2024, 12h55

O cosmonauta russo Oleg Kononenko, de 59 anos, tornou-se na terça-feira, 4, a primeira pessoa a passar 1.000 dias no espaço, informou a agência espacial russa, a Roscosmos.

“Isso dá confiança e orgulho pelo trabalho realizado. Alcançamos algo novo e importante, superamos um marco e tocamos o desconhecido”, disse o cosmonauta à agência de notícias estatal russa TASS.

O russo, que já fez cinco viagens à Estação Espacial Internacional desde 2008, começou a viagem atual à base em 15 de setembro de 2023, quando foi lançado ao espaço junto do compatriota Nikolai Chub e de Loral O’Hara, da agência espacial americana, a NASA. A Estação Espacial Internacional é uma das poucas áreas em que os Estados Unidos e a Rússia ainda cooperam estreitamente após a invasão da russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Se tudo correr como o planejado, Kononenko terá passado 1.110 dias em órbita quando terminar sua atual missão, em 23 de setembro deste ano.

Continua após a publicidade

Em fevereiro, Kononenko já havia conquistado o recorde acumulado de tempo no espaço, quando ultrapassou o total de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos estabelecido pelo também russo Gennady Padalka, em 2015.

Em entrevista recente, a Rússia revelou alguns dos poucos setores em que aceitaria dialogar com os Estados Unidos, principal aliado da Ucrânia. A repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que os principais pontos de encontro entre as potências “são as questões relacionadas com a segurança estratégica, que inclui a questão espacial”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.