Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Coreia do Norte abandona gabinete criado para cooperação com Seul

Saída de Pyongyang da organização do Escritório Intercoreano indica um revés para os esforços pela paz na península coreana

Por Da Redação 22 mar 2019, 06h09

A Coréia do Norte anunciou, nesta sexta-feira 22, o abandono do Escritório Intercoreano, gabinete criado em 2018 para fortalecer as negociações de paz e cooperação com a Coreia do Sul.

De acordo com o governo sul-coreano, representantes do vizinho do Norte informaram abruptamente que deixarão a iniciativa. Não há justificativas oficiais para o ato, que naturalmente representa um revés para os esforços recentes pela diminuição da tensão na península coreana.

Localizado na cidade de Kaesong, na fronteira da Coreia do Sul com o Norte, o escritório permitiu que funcionários dos dois países se comunicassem regularmente pela primeira vez desde a Guerra da Coreia, contando com 20 funcionários de cada país – atuando para integrá-los.

Os avanços pela paz na região foram prejudicados após a falta de acordo no encontro entre o presidente norte-coreano, Kim Jong-un, e o americano Donald Trump em cúpula em Hanói (Vietnã) no final de fevereiro. Na ocasião, a Coreia do Norte não aceitou termos para interromper as atividades de seu programa nuclear.

A inauguração do Escritório Intercoreano, em setembro de 2018, contou com a presença de ministros dos dois países e foi amplamente celebrado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.