Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Começa a cerimônia oficial de posse de Donald Trump

Cerimônia começou com a apresentação dos convidados ilustres, como os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, junto com suas mulheres Laura e Hillary

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h32 - Publicado em 20 jan 2017, 14h22

A cerimônia no Capitólio para a transferência do poder e que marca o início do mandato de quatro anos do republicano Donald Trump à frente do governo dos Estados Unidos começou nesta sexta-feira com a chegada dos protagonistas, o presidente eleito e o que se despede do cargo, Barack Obama. A cerimônia acontece nas escadarias do Congresso, em frente à imensa esplanada do National Mall, onde centenas de milhares de simpatizantes do vencedor das eleições presidenciais se concentram apesar uma chuva intermitente e do frio.

Trump foi recebido por seus simpatizantes com gritos de incentivo e aplausos ao chegar para fazer o juramento do cargo ao juiz e magistrado chefe do Tribunal Supremo, John Roberts, com sua mão direita sobre a Bíblia usada por Abraham Lincoln (1861-65) quando tomou posse como presidente.

A cerimônia começou com a apresentação dos convidados ilustres, entre os quais estão os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, junto com suas respectivas mulheres Laura e Hillary, esta última derrotada por Trump nas eleições de 8 de novembro.

Leia também
Obama recebe Trump na Casa Branca antes da posse
Grupos protestam contra Trump em Washington 
Especial – Por dentro da Casa Branca 

O juramento de Trump será às 12h00 no horário local (15h00 de Brasília) e será feito diante do presidente da Suprema Corte, John Roberts. Em seguida ocorre o esperado primeiro discurso de Trump, que segundo seus assessores será mais curto que o dos presidentes anteriores. Esses discursos costumam durar, no máximo, 20 minutos. A cerimônia de posse está prevista para acabar às 15h30 (de Brasília).

A cerimônia de posse  — Enquanto outros presidentes organizaram desfiles que duraram mais de quatro horas, o de Trump pela Avenida Pensilvânia, o ponto alto da festa, a ser feito logo depois da posse, deverá durar apenas 90 minutos. Ele desfilará do Capitólio (prédio do Congresso americano) até a Casa Branca.

Segundo o diretor de Comunicações do Comitê de Posse Presidencial, Boris Epshteyn, a ideia de fazer uma festa com duração menor e mais simples se destina a passar uma mensagem de que o novo presidente é voltado para o trabalho. Epshteyn comanda uma equipe de 350 pessoas, que estão cuidando dos detalhes do cerimonial e da organização da cerimônia.

Continua após a publicidade

Leia mais
Especial – Saiba como será a posse de Trump

Trump é acusado de assédio e vai responder por difamação

(Com agência EFE)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.