Com ‘vórtice polar’, EUA terão frio congelante nas primeiras semanas de 2025
Camadas de neve devem se estender da região dos Grandes Lagos até as regiões central e leste dos Estados Unidos

A movimentação do vórtice polar, uma grande área de baixa pressão e ar frio nos dois polos da Terra, levará temperaturas congelante para o leste dos Estados Unidos nos próximos dias, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos EUA nesta quinta-feira, 2. A previsão é de neve pesada na região dos Grandes Lagos e nos Apalaches, além de temperaturas abaixo de zero para Flórida e Golfo do México.
“Uma alta pressão se forma sobre as Grandes Planícies, enviando ar ártico e gelado para o Centro e Leste dos EUA durante o fim de semana. Enquanto isso, o Oeste e as Planícies do Sul terão temperaturas acima da média. Também continua a haver uma ameaça elevada de incêndios em partes do sul da Califórnia hoje”, disse o NWS em comunicado.
Cold… but dry?
After a winter storm from the Midwest to the Mid-Atlantic this weekend through Monday, signs are that that an abundance of cold, dry air will suppress the storm track.
Not seeing any strong signals for an East Coast snow storm at this point. pic.twitter.com/hoHryCyoMQ
— Ben Noll (@BenNollWeather) January 2, 2025
As camadas de neve devem se estender da região dos Grandes Lagos, no noroeste americano, até as regiões central e leste do país. No sudoeste, nem o tipicamente quente Texas ficará de fora, com previsões de 8 graus negativos em partes do estado. O NWS advertiu que “essas regiões (como a sudoeste) geralmente não estão preparadas para lidar com condições de neve, resultando em impactos potencialmente maiores”.
+ Furacões, secas e inundações: os desastres naturais que marcaram 2024
As temperaturas devem permanecer abaixo da média para o sudeste e a Costa Leste durante a primeira metade de janeiro, com mínimas de 4 °C negativos na Geórgia na próxima terça-feira, 7. O frio alcançará em maior intensidade o norte do país. Espera-se que Minnesota, por exemplo, registre -25 °C no mesmo período. Os meteorologistas acreditam que o clima gélido será pior na segunda semana do mês.
Uma modelagem da agência independente Atmospheric and Environmental Research mostra o vórtice polar se expandindo sobre os EUA nas primeiras semanas de 2025. Segundo o NWS, é comum que o vórtice polar se propague durante o inverno do Hemisfério Norte, de forma a enviar ar frio para o sul através de uma corrente de jato. O fenômeno “ocorre regularmente durante o inverno e é frequentemente associado a grandes surtos de ar ártico nos Estados Unidos”.