Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Colômbia declara ‘situação de desastre’ nacional após chuvas torrenciais

Temporal causou estragos em diversas regiões do país, atingindo um total de 27 dos 32 departamentos nacionais

Por Da Redação
11 nov 2024, 11h20

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou no domingo, 10, “situação de desastre” em todo o país devido às chuvas torrenciais dos últimos dias, que provocaram inundações, transbordamentos e deslizamentos de terra.

“Devido ao que está acontecendo, foi declarada uma situação de desastre em todo o país devido à variabilidade climática, gerando impactos imprevisíveis e inusitados, aumentando a vulnerabilidade nos territórios”, disse Petro em entrevista coletiva, após reunião com autoridades de gestão de risco para analisar a situação das chuvas.

A declaração é válida para todo o país, mas os esforços se concentrarão “em uma escala muito maior” no norte do departamento de La Guajira, em todo o departamento de Chocó e na capital Bogotá “devido à escassez de água potável”, segundo o presidente. 

wewewew
Inundação na região colombiana de Chocó (Gobernadora del Chocó/Defensoría Colombia/Divulgação)

“O que uma declaração como essa faz é que podemos, com base no decreto, transferir hoje os recursos orçamentários da nação para outras entidades que nada têm a ver com esse tipo de atenção às regiões que estão sendo vítimas climáticas da situação atual”, disse Petro, acrescentando que o período chuvoso vai durar até o mês de dezembro.

Continua após a publicidade

O presidente afirmou que a vulnerabilidade climática na Colômbia “está sendo agravada pelos impactos que têm a ver com o desmatamento, as economias ilícitas e, no caso de Bogotá, na minha opinião, pela urbanização descontrolada”. 

Chuvas torrenciais

Segundo previsões do governo, as fortes chuvas podem se estender até o final do ano e atingir zonas que até o momento não sofreram com os impactos.  As fortes chuvas dos últimos dias na Colômbia causaram estragos em diversas regiões, atingindo um total de 27 dos 32 departamentos do país, de acordo com a Unidade Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (UGRD). 

“No consolidado estamos a falar de 186 municípios em 27 departamentos, com 467 ocorrências registadas e cerca de 46 mil famílias poderão ser afetadas”, disse o diretor da Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres (UNGRD), Carlos Carrilho.

Os principais danos ocorreram no departamento de Chocó, o mais pobre do país, onde cerca de 30 mil famílias foram afetadas, além de mais de 4.000 casas e 18 escolas. De acordo com os dados preliminares divulgados por Carrillo, não há vítimas ou desaparecidos até o momento. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.