Chineses se revoltam contra lockdowns após surto de Covid; Veja vídeo
Moradores de Guangzhou desafiam rigoroso confinamento imposto pelo governo; Pequim registra mais de 5 mil novos casos da doença
Moradores da cidade de Guangzhou, no sul da China, desafiaram o lockdown instaurado na região por conta de um novo surto de Covid-19.
Imagens que circulam nas rede sociais nesta terça-feira, 15, mostram manifestantes derrubando barricadas destinadas a confiná-los em suas casas e tomando as ruas.
https://twitter.com/disclosetv/status/1592202219499450370?s=20&t=Is1AKeHStRL1qNe2SQAicA
O protesto teria ocorrido na segunda-feira 14, no distrito de Haizhu do centro industrial, que está sob um bloqueio cada vez mais restritivo desde 5 de novembro, como o epicentro do surto da doença.
+ Turistas ficam presos na Disney de Xangai após lockdown contra Covid
Não está claro quantas pessoas estavam envolvidas no protesto, ou quanto tempo durou. Postagens relacionadas foram rapidamente apagadas da internet chinesa pelos censores do governo.
De acordo com a rede de notícias americana CNN, a administração de Haizhu informou que a área ainda estava “em grande parte fechada” nesta terça-feira, 15. As autoridades locais não deram mais detalhes sobre as manifestações na região.
+ Pequim intensifica restrições da Covid após casos quadruplicarem
O protesto de rua – um evento extremamente raro na China, onde as autoridades mantêm um controle rígido sobre a críticos – parece mais um sinal da crescente raiva e desespero do público pelas rigorosas política de Covid-Zero do governo.
+ Em meio a tensões, Biden e Xi sinalizam abertura para reparar diplomacia
As cenas em Guangzhou, que relataram mais de 5.100 novos casos de Covid na terça-feira – a grande maioria assintomática – ocorrem quando o esforço implacável de Pequim para conter a propagação do vírus enfrenta questões de sustentabilidade, em meio a novas variantes em rápida disseminação.