Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

China reabre entrada do Monte Everest a estrangeiros após quatro anos

A rota de escalada por meio do Tibete estava fechada desde 2020, devido à pandemia, e disponibiliza cerca de 300 licenças a alpinistas por ano

Por Da Redação
Atualizado em 8 Maio 2024, 13h32 - Publicado em 4 abr 2024, 12h58

A China reabriu a estrangeiros nesta quinta-feira, 4, o acesso à rota de escalada do Monte Everest pela região do Tibete, que estava fechado desde o início da pandemia, em 2020. As licenças de acesso pela região autônoma chinesa são concedidos pela China Tibet Mountaineering Association (CTMA), embora ainda não haja nenhum anúncio oficial informando quando a empresa vai disponibilizar compras. 

Estrangeiros que desejam escalar a montanha, também conhecida como Qomolangma, pelo lado chinês também precisam obter um visto adicional para o Tibete, além do visto de turista para a China. O país costuma disponibilizar apenas 300 licenças por ano a alpinistas vindos de outros países.

O melhor período para a escalada da montanha é curto, geralmente entre o final de abril e meados de maio. 

Nepal e China

A rota pelo Nepal é a mais conhecida e mais fotografada na escalada do Everest, mas nem sempre foi assim – de 2000 a 2007, o lado chinês tornou-se mais popular porque passou a ser considerado mais seguro.

Continua após a publicidade

A mudança ocorreu em 2008, quando a China fechou a passagem para a montanha durante os Jogos Olímpicos de Verão em Pequim. Muitos grupos que já haviam se organizado para subir o Everest na época foram surpreendidos, perderam suas viagens (e muito dinheiro), e por isso passaram a dar preferência ao lado nepalês.

No entanto, com a reabertura da rota do Tibete, a tendência é que os alpinistas voltem a ocupar o local, que pode tonar a ser o caminho mais popular com o tempo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.