Chileno é engolido por baleia jubarte e pai do jovem captura momento em vídeo
Os dois passeavam de caiaque pelo Estreito de Magalhães, no sul da Patagônia, quando o gigantesco animal pulou da água para se alimentar

Uma baleia jubarte engoliu um jovem de 24 anos que passeava de caiaque com o pai no Estreito de Magalhães, no sul da Patagônia do Chile. O momento aterrorizante, capturado pelo pai em vídeo, mostrou a baleia emergindo do oceano e Adrian Simancas sumindo por alguns momentos.
Depois disso, ele reemergiu, tendo sido solto.
No vídeo, o pai de Adrian, Dell, grita para seu filho: “Agarre o barco, venha, fique calmo”. O jovem então nada em direção ao caiaque e se segura nele, ainda dentro da água, enquanto os dois se afastam do animal.
| VÍDEO IMPACTANTE!
Um rapaz é atacado por uma baleia, no Estreito de Magalhães-Chile.
Angustiante!
📹[alertamundialnoticias] pic.twitter.com/Hg8qPtIDda
— Odnalda Whigson Fênix🐦🔥 (@OdnaldaW2) February 13, 2025
“Achei que ela tinha me engolido”, afirma Adrian no vídeo.
“Pensei que ia morrer”
O jovem deu uma entrevista ao braço em espanhol da emissora americana CNN, descrevendo o susto.
“Quando me virei, senti no meu rosto uma textura viscosa; vi cores como azul escuro, branco, algo se aproximando por trás… e me afundou”, disse ele. “Naquele momento, pensei que não havia nada que eu pudesse fazer, que eu ia morrer, não sabia o que era.”
Em seguida, ele sentiu seu colete salva-vidas o puxar para a superfície. “Dois segundos depois, estava de volta. Só então comecei a entender o que aconteceu”, afirmou.
Dell contou à CNN en Español que começou a filmar a cena por causa das “ondas bonitas”. Na verdade, nem testemunhou o momento em que a baleia saltou para fora d’água – só percebeu que Adrian não estava mais em seu barco.
Quando perguntados se voltariam a andar de caiaque, os dois disseram em coro: “Claro”.
O Estreito de Magalhães é um destino popular devido às suas atividades na natureza, e dndar de caiaque com golfinhos e baleias jubarte é uma das atividades destacadas pelo site de turismo do governo.