Cazaquistão: Caixas-pretas do avião da Embraer serão enviadas ao Brasil
O Azerbaijan Airlines caiu deixando 38 mortos, sob suspeitas de ataque russo. O Brasil será responsável por investigar o ocorrido

Neste domingo, 29, o governo do Cazaquistão anunciou que as caixas-pretas do avião da Embraer, o Azerbaijan Airlines, que caiu deixando 38 mortos, serão enviadas ao Brasil, país sede da fabricante aeronave e lar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Os gravadores de voo são a chave para desvendar os minutos finais do avião antes da queda e podem fornecer respostas sobre o ocorrido. As autoridades cazaques esperam que a análise conduzida pelo Cenipa possa esclarecer tanto as falhas técnicas quanto eventuais interferências externas no acidente.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, acusa Moscou de ter disparado contra a aeronave. A possibilidade de o avião ter sido abatido acidentalmente ganha força com a revelação de imagens que mostram buracos na fuselagem.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu que sua defesa aérea estava ativa no momento da queda. O pedido de desculpas de Putin, embora raro em contextos diplomáticos desse tipo, sugere que o Kremlin entende a gravidade do incidente. No entanto, ainda há muito a ser investigado, e as declarações de Putin não foram suficientes para acalmar as tensões. Aliyev exige uma responsabilização pública por parte da Rússia, uma demanda que pode desencadear repercussões diplomáticas significativas.