Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Casa Branca: reunião de Trump Jr não teve “nada de inapropriado”

Declaração do governo foi feita após o filho do presidente americano mudar sua versão sobre encontro com a advogada russa em 2016

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h30 - Publicado em 10 jul 2017, 20h02

Não há nada de inapropriado na reunião que o filho do presidente Donald Trump fez com uma advogada russa durante a campanha presidencial no ano passado, afirmou a Casa Branca nesta segunda-feira. “A única coisa que eu vejo de inapropriado é o fato de vazarem a informação sobre ela, depois de ter sido revelada voluntariamente”, disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, em uma coletiva de imprensa, acrescentando que é algo rotineiro durante uma campanha política que pessoas liguem oferecendo informações.

A declaração oficial aconteceu depois que Donald Trump Jr. mudou sua versão sobre a reunião. No sábado, uma reportagem do New York Times revelou que Trump Jr. organizou um encontro entre membros da campanha e uma advogada russa supostamente ligada ao Kremlin em julho de 2016. Em um comunicado, Trump Jr. confirmou a reunião, mas afirmou que o assunto era o programa de adoção de crianças russas interrompido pelo governo em MoscouNo domingo, no entanto, ele mudou sua versão e admitiu que o encontro aconteceu porque a advogada, Natalia Veselnitskay, dizia ter informações sobre Hillary Clinton.

Citando pessoas que estiveram presentes, o New York Times informou que Trump Jr. participou do encontro com a promessa de obter “informação prejudicial” sobre a então candidata democrata. Também teriam participado o genro e hoje assessor direto de Trump na Casa Branca, Jared Kushner, e o então diretor de campanha do candidato republicano, Paul Manafort.

Em nota enviada ao jornal, Trump Jr. disse que a advogada “afirmou ter informações sobre pessoas conectadas com a Rússia que financiavam o Comitê Nacional Democrata e apoiavam Hillary”. “Logo ficou evidente que não tinha informação significativa”, escreveu, acrescentando que, na sequência, a advogada falou sobre o programa de adoção. O filho de Trump garantiu que as adoções foram “o verdadeiro tema do encontro, e as afirmações sobre informação potencialmente útil [sobre Hillary Clinton] foram um pretexto para realizar a reunião”. “Don Jr. fez uma reunião muito breve, que não teve qualquer consequência”, defendeu Sanders.

A pedido de um cliente

O especialista em relações públicas que marcou o encontro entre Trump Jr. e Natalia Veselnitskay disse nesta segunda-feira que agiu a pedido do empresário e cantor Emin Agalarov, um cliente que mora em Moscou. Rob Goldstone disse em comunicado que Agalarov solicitou que ele facilitasse um encontro entre o filho de Trump e a advogada russa. Segundo ele, Veselnitskaya abriu a reunião com algumas declarações sobre financiamento de campanha, antes de mudar o tema para a proibição da adoção de crianças russas, momento no qual Trump Jr. teria interrompido interrompeu a reunião. “Nada saiu daquela reunião e não houve continuidade entre as partes”, disse Goldstone.

Continua após a publicidade

Cara a cara com Putin

No domingo, Trump publicou uma série de tuítes sobre seu primeiro encontro cara a cara com o presidente russo Vladimir Putin durante a cúpula do G20. Neles, disse ter confrontado o colega russo sobre as denúncias de interferência das agências de Inteligência de Moscou na corrida presidencial americana. “Insisti energicamente duas vezes com o presidente Putin sobre uma interferência russa na nossa eleição”, escreveu, acrescentando que “ele negou veementemente”.

Trump reiterou que chegou o momento de fazer a relação bilateral avançar, ainda que Estados Unidos e Rússia mantenham várias divergências sobre temas globais. “É hora de trabalhar de forma construtiva com a Rússia”, defendeu. Como exemplo, mencionou o cessar-fogo na Síria acertado junto com Moscou e Amã, o qual entrou em vigor no domingo.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.