Trump toma decisão após Câmara aprovar projeto que põe fim ao shutdown
Paralisação do governo americano, que durou 43 dias, foi a mais longa da história do país
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira, 12, um acordo para acabar com o shutdown, a paralisação da máquina federal, mais longo da história do país. O shutdown durou 43 dias. O acordo foi aprovado com 222 votos a favor e 209 votos contrários. Poucas horas depois, o presidente Donald Trump sancionou o acordo em uma cerimônia no Salão Oval da Casa Branca ao lado de outros políticos.
O projeto havia sido aprovado pelo Senado na noite de segunda-feira 10. O shutdown é um conjunto de suspensões de atividades do governo federal fruto de um impasse no Congresso para aprovar o orçamento do novo ano fiscal.
Com o shutdown, o repasse de subsídios alimentares para milhões de pessoas foi interrompido. A paralisação ainda deixou centenas de milhares de funcionários federais sem receber salário e causou caos em aeroportos devido à falta de controladores de tráfego aéreo e cancelamento de voos.
A medida estende o financiamento até 30 de janeiro, mas sem mudanças na direção de contenção de gastos. As disposições do texto indicam que o governo federal continuará adicionando cerca de US$ 1,8 trilhão por ano à sua dívida de US$ 38 trilhões.
Anunciado uma semana após as vitórias dos democratas em eleições importantes em Nova Jersey, Virgínia e Nova York, o acordo provocou a ira de muitos dentro do partido que faz oposição ao governo Trump. O impasse começou porque a legenda se recusou a apoiar um projeto anterior do Partido Republicano para estender o financiamento a menos que o texto incluísse também diversas disposições sobre saúde. Entre elas, estão a extensão dos subsídios que reduzem o custo do seguro saúde sob a Lei de Acesso à Saúde (Affordable Care Act), prestes a expirar, e uma reversão dos cortes no Medicaid feitos pelo governo atual.
No Pará, cultivo agroflorestal triplica investimento inicial
A empresa brasileira que está assinando empreendimentos de luxo no país
Em meio à ofensiva de Trump, VEJA mostra a escalada da rotina de medo na Venezuela
O que muda no bolso do consumidor com a reforma tributária
O recorde de exportações do Brasil em ano de tarifaço de Donald Trump







