Brasil fica fora da 6ª lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza
Itamaraty afirmou na semana passada que governo israelense 'garantiu' retirada de brasileiros até esta quarta. Passagem ficou fechada por dois dias

Os brasileiros que seguem na Faixa de Gaza em meio ao conflito entre Israel e Hamas ficaram fora da sexta lista de estrangeiros autorizados a deixar a zona de guerra pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. A rota é a única saída do enclave que não é controlada por Israel.
A lista é elaborada por autoridades egípcias e israelenses. Segundo a representação diplomática do Brasil na Cisjordânia, há 34 brasileiros em Gaza aguardando liberação para a saída. A relação desta quarta contempla: Alemanha (75), Canadá (40), EUA (100), Filipinas (107), Romênia (51), Ucrânia (228).
O Itamaraty afirmou na última sexta-feira 3 que o chanceler israelense, Eli Cohen, “garantiu” que os brasileiros deveriam ser autorizados a sair até esta quarta. No entanto, o esquema parece ter sido atrasado porque no sábado 4 os egípcios fecharam a passagem de Rafah, em resposta a um ataque de Israel que atingiu um comboio de ambulâncias. Com isso, as listas ficaram suspensas por dois dias, até serem retomadas na segunda.