Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Brasil assina marco de cooperação com ONU para desenvolvimento sustentável

Ministro Mauro Vieira se reuniu nesta terça-feira com vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, em Brasília

Por Paula Freitas Atualizado em 1 ago 2023, 18h04 - Publicado em 1 ago 2023, 17h30

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta terça-feira, 1º, com a vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina J. Mohammed, em Brasília. Durante a visita, as lideranças participaram do evento “Acelerando a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030 no Brasil”, no Itamaraty, e assinaram o Novo Marco de Cooperação Brasil-ONU 2023-2027.

“A visita ao Brasil da segunda autoridade na hierarquia das Nações Unidas ocorre no contexto da renovação do compromisso brasileiro com o multilateralismo e com a pauta do desenvolvimento sustentável”, disse o Itamaraty, em comunicado.

Estabelecida pelas Nações Unidas em 2015, a Agenda 2030 tem como finalidade a promoção da “prosperidade” e da “paz” ao redor do mundo a partir de iniciativas sociais, ambientais e econômicas. Os 193 Estados-membros da ONU adotaram a proposta, que substituiu os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, encerrados há oito anos.

+ Ataque russo a armazéns de grãos provocará fome em países pobres, diz ONU

Continua após a publicidade

Ainda em 2015, a entidade estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem cumpridos até 2030, que tratam de questões como o fomento ao emprego pleno, ao acesso à energia elétrica e à água, a equidade de gênero e o fim da fome. A visita de Mohammed reforça, então, a importância do acordo no cenário internacional e “marca o caminho” para o cumprimento desse objetivo, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres na América Latina e no Caribe, que esteve presente no evento realizado em Brasília.

Além de Vieira e Mohammed, o evento que pautou a Agenda contou também com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Renata Amaral.

Continua após a publicidade

+ No Dia do Orgulho, Lula adere a aliança da ONU para direitos LGBTQIA+

Em seguida, as lideranças assinaram o Novo Marco de Cooperação Brasil-ONU 2023-2027 (UNSDCF), que define cinco eixos temáticos: “Transformação Econômica”; “Inclusão Social”; “Meio Ambiente e Mudança do Clima”; “Governança e Capacidade Institucional”; e “Prevenção de Conflitos e a relação entre Ações Humanitárias, Ações de Desenvolvimento e Esforços de Consolidação da Paz”.

“A elaboração do UNSDCF contou com a participação de 165 representantes de 18 instituições dos três Poderes da República. Houve participação da sociedade civil durante todo o processo”, explicou o portal do governo brasileiro. “A plataforma Participa+Brasil e as redes sociais das Nações Unidas receberam contribuições de mais de 21 mil pessoas”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.