Boris Johnson faz visita surpresa a Kiev e encontra Zelensky
Encontros ocorre enquanto ucranianos denunciam massacre e russos reorganizam tropas
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, fez uma visita surpresa à Ucrânia e fez uma reunião com o presidente do país, Volodymyr Zelensky, na manhã deste sábado, 9, em meio à guerra contra a Rússia, que já dura quase dois meses. Segundo a agência de notícia Reuters, o inglês fez nova oferta de ajuda financeira e militar.
Johnson disse que o gesto era uma demonstração da “inabalável” ajuda ao povo ucraniano e chamou as ações da Rússia de “bárbaras”. “Estamos firmando um novo pacote de ajuda financeira e militar que é uma prova de nosso comprometimento com a luta de seu país contra a campanha bárbara da Rússia”, afirmou o primeiro-ministro, nas redes sociais.
A página da embaixada da Ucrânia no Reino Unido publicou uma foto do encontro, legendada apenas com a palavra “surpresa”.
Surprise 😉 pic.twitter.com/AWa5RjYosD
— Embassy of Ukraine to the UK (@UkrEmbLondon) April 9, 2022
Continua após a publicidade
Após o encontro, em uma conferência de imprensa, Johnson condenou as atrocidades cometidas em idades próximas a Kiev, onde foram encontrados centenas de corpos após a retirada das tropas russas. “O que Putin fez em Bucha e Irpin são crimes de guerra que mancharam permanentemente a sua reputação e a do respectivo governo.”
Nos últimos dias de Guerra, a Rússia tem aliviado a pressão militar ao redor da capital ucraniana, que fica no centro do país, em uma reorganização de tropas, que segundo analistas, tem objetivo de reforçar o ataque ao oeste do país, nas regiões de população russa que reivindica independência. Ao avançar por cidades onde os russos estavam baseados para o ataque a Kiev, ucranianos têm denunciado massacres contra a população civil local.