Bloomberg bate recorde de gasto publicitário em campanha eleitoral nos EUA
Mais de 364,3 milhões de dólares foram gastos em anúncios de rádio e televisão durante uma campanha iniciada há apenas três meses
Pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, o ex-prefeito de Nova York e bilionário Michael Bloomberg bateu todos os recordes em publicidade de campanha ao gastar a assombrosa quantia de 364,3 milhões de dólares no setor, segundo um informe divulgado nesta sexta-feira, 21, pela consultoria Advertising Analytics.
“Bloomberg superou o recorde de gastos estabelecido pelo [ex-presidente Barack] Obama em 2012 de 338,3 milhões de dólares, o que faz dele o candidato com o maior gasto de todos os tempos”, informou em um boletim da consultoria. A Advertising Analytics informou, porém, que os gastos de Obama não foram ajustados em termos constantes.
As quantias apontadas se referem apenas à verba destinada à publicidade tradicional de rádio e televisão.
Bloomberg, que aspira à indicação democrata para enfrentar o presidente americano, Donald Trump, em novembro, também é líder em publicidade digital. Apenas na semana passada, ele gastou US$ 14,5 milhões em anúncios em Facebook e Google, mais de dez vezes mais que todos os seus adversários juntos.
O montante total não inclui despesas de grupos externos que não são formalmente vinculados a partidos políticos, conhecidos como Super PACs, mas que gastam muito durante a temporada eleitoral em apoio ou oposição a candidatos específicos.
O forte investimento em publicidade de Bloomberg, que em 2019 tinha a nona maior fortuna do mundo, segundo a revista Forbes, o catapultou ao terceiro lugar nas pesquisas em nível nacional — atrás do senador Bernie Sanders e do ex-vice-presidente Joe Biden — apesar de ter entrado na corrida eleitoral apenas em novembro.