Biden e Sanders lideram democratas em pesquisa antes das primárias em Iowa
Ex-vice-presidente e senador chegam empatados pela margem de erro a 5 dias do chamado caucus de Iowa, estado considerado crucial para a indicação do partido
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 29, mostra que o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden e o senador Bernie Sanders estão empatados na intenção de voto a cinco dias do chamado caucus de Iowa, a primeira disputa no processo de escolha do candidato presidencial do Partido Democrata.
Joe Biden aparece com 23% das intenções de votos dos prováveis eleitores do caucus, segundo pesquisa do instituto da Universidade de Monmouth, enquanto Sanders tem 21%. A liderança do ex-vice-presidente norte-americano está dentro da margem de erro da pesquisa, o que significa que os dois estão tecnicamente empatados.
Na sequência aparecem o ex-prefeito de South Bend, em Indiana, Pete Buuttigieg, com 16%, e a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts, com 15%. A senadora Amy Klobuchar, de Minnesota, está com 10% e é a última candidata com quantidade representativa de intenções de voto. A pesquisa mostra, no entanto, que 45% dos eleitores de Iowa estão abertos a mudar seu apoio na própria noite de votação.
Os pré-candidatos democratas estão fazendo um esforço final em Iowa, onde o resultado é considerado crucial para os candidatos que buscam a indicação do partido. Um resultado favorável nesta votação impulsiona um candidato à próxima votação, enquanto um mau desempenho significa o fim amargo de uma campanha. As pesquisas nacionais, Biden é o favorito acima de Sanders e Warren.
Biden foi a escolha entre os eleitores mais velhos, mais moderados, enquanto Sanders atrai os eleitores progressistas e mais jovens, de acordo com a pesquisa. O estudo da Universidade de Monmouth foi conduzido por telefone entre 23 e 27 de janeiro, consultando 544 prováveis eleitores do caucus democrata. A margem de erro é de mais ou menos 4,2 pontos percentuais, significando que os resultados podem variar para ambos os lados.
(com Reuters e AFP)