Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bernie Sanders: uma alegria passageira

As pesquisas sugerem que as ondas das próximas primárias, em estados mais conservadores, interromperão o surfe vitorioso do senador

Por Ernesto Neves Atualizado em 4 jun 2024, 14h51 - Publicado em 14 fev 2020, 06h00

Um socialista na Casa Branca? Calma. Mas foi com essa sensação que os fãs do senador Bernie Sanders comemoraram sua vitória nas primárias de New Hampshire, o segundo passo do longo processo de definição do candidato democrata para a eleição de 3 de novembro. Sanders, 78 anos, teve 25,9% dos votos. Pete Buttigieg, 38, ex-prefeito de South Bend, em Indiana, alcançou 24,4%. O mais velho e o mais novo entre os contendores também quase empataram na etapa inaugural da escolha, em Iowa, com ligeiríssima vantagem para o novato. New Hampshire fica colado em Vermont, o estado de Sanders, e com ele compartilha uma população de tendência libertária e apreço pelo alternativo, sob medida para votar no senador. Isso não embaça a façanha de Sanders, que despontou com força entre os pré-candidatos — ainda mais se comparado a Joe Biden, o preferido do establishment, que amargou um quinto lugar. No entanto, as pesquisas sugerem que as ondas das próximas primárias, em estados mais conservadores, interromperão o surfe vitorioso de Sanders. O Partido Democrata está rachado entre esquerda e centro, e cada um desses dois grupos está fracionado em diversos nomes. Somando-se todas as intenções de voto, porém, os centristas levam vantagem sobre os esquerdistas. E, na plataforma democrata deste ano, propostas e manifestos cederam espaço à questão crucial: quem tem cacife para derrotar Trump? Até onde se pode prever, Bernie, o bom velhinho, não tem. E quem tem? Talvez Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, que corre por fora e vem crescendo.

Publicado em VEJA de 19 de fevereiro de 2020, edição nº 2674

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.