Avião da Força Aérea dos EUA que pousou no Brasil transportava diplomatas, diz PF
Aeronave de fuselagem branca é utilizada em missões especiais e amplamente associada à CIA, a agência de inteligência americana

A aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos que pousou em Porto Alegre, na tarde de terça-feira, 19, e depois seguiu para São Paulo, transportava diplomatas americanos, que foram ao consulado na capital do Rio Grande do Sul, afirmou a Polícia Federal nesta quarta.
O avião, utilizado em missões especiais e amplamente associado à CIA, a agência de inteligência americana, pousou em Porto Alegre às 17h13 de terça-feira e decolou às 19h52 para Guarulhos, onde chegou cerca de duas horas depois e deve ficar por mais dois dias.
Antes de chegar ao Brasil, o avião Boeing C-32B de matrícula 00-9001, modelo militar de fuselagem toda branca usado pelos EUA, partiu de uma base aérea em Nova Jersey com direção à Flórida, antes de seguir para Porto Rico, de onde voaria então ao Brasil. A movimentação chamou atenção porque o motivo da escala no Brasil não foi oficialment divulgado, apesar de autorização do Ministério da Defesa brasileiro.
Em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre o Brasil, assim como uma retórica mais dura entendida pelo governo brasileiro como interferência indevida em questões internas, deputados federais do Psol e Rede protocolaram dois requerimentos de informações às pastas das Relações Exteriores e Portos e Aeroportos sobre a presença do avião, pedindo identificação dos passageiros e a quantidade de ocupantes.