Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Avalanche no Himalaia indiano deixa ao menos 7 mortos

Segundo o Exército indiano, ao menos 23 pessoas foram resgatadas com vida. Destas, oito estão em estado grave

Por Da Redação
4 abr 2023, 20h04

Uma avalache na cordilheira do Himalaia nesta terça-feira, 4, matou ao menos sete turistas, e autoridades temem que ainda possa haver mais pessoas soterradas pela neve. O incidente aconteceu em uma estada que liga Gangtok, capital do estado de Sikkim na Índia, a Nathu La, um ponto turístico perto da fronteira com o Tibete.

Segundo o Exército indiano, ao menos 23 pessoas foram resgatadas com vida. Destas, oito estão em estado grave.

“Estamos fazendo mais uma checagem antes de cancelar a operação de resgate, já que está escurecendo e mais neve começou a cair”, disse o oficial sênior da polícia Tenzing Loden Lepcha à agência de notícias Reuters por telefone.

O policial acrescentou que todas as pessoas desaparecidas já foram reconhecidas, porém, para ter certeza de suas identidades, a equipe está fazendo uma verificação. Além disso, as autoridades também disponibilizaram “um número de linha de ajuda para as famílias.”

Nos últimos dois anos, várias avalanches atingiram o Himalaia indiano, deixando pelo menos 120 pessoas mortas. Um estudo do Proceedings of the National Academy of Sciences dos Estados Unidos concluiu em 2018 que a mudança climática aumentou os riscos de avalanche no Himalaia indiano.

Continua após a publicidade

Até o momento, as causas do desastre desta terça-feira não foram esclarecidas. Segundo Loden Lepcha, o desastre aconteceu depois de chuvas fora de época para a região.

+ Plano de realocação de hipopótamos de Escobar vai custar US$ 3,5 milhões

Avalanches e inundações repentinas no Himalaia são comuns durante o verão e os meses de monções, quando a neve derrete e as fortes chuvas se combinam. Porém, a construção de estradas e ferrovias perto da disputada fronteira tem sido associada a alguma instabilidade geológica na região. Desde 1950, a região está em disputa entre a Índia e a China.

Em fotos divulgadas pelo Ministério da Defesa da Índia, as equipes de resgate apareciam cavando com pás perto de uma cachoeira e máquinas pesadas amarelas trabalhavam para limpar a neve deixada pela avalanche

Continua após a publicidade

“Angustiado pela avalanche em Sikkim”, escreveu o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Twitter. “Meus sentimentos aos que perderam seus entes queridos. Espero que os feridos se recuperem logo”, acrescentou.

+ Vídeo: Piso de templo desaba e deixa ao menos 12 mortos na Índia

A cordilheira do Himalaia é lar da montanha mais alta do planeta, o Evereste, e abrange cinco países, sendo eles PaquistãoÍndiaChinaNepal e Butão.

O estado indiano de Sikkim é visitado todos os anos por milhares de turistas e atualmente é apelidada de “Terra do Esplendor Místico”. Ela fica localizada abaixo do Monte Khangchendzonga, também conhecido como Kanchenjunga, a terceira montanha mais alta do mundo. Nathu La serve como uma rota de Kailash Mansarovar ao Monte Kailash, considerada uma das peregrinações mais sagradas do hinduísmo.

Continua após a publicidade

Em junho de 2013, chuvas recordes de monção no estado de Uttarakhand  causaram inundações devastadoras que mataram cerca de 6 mil pessoas, sendo considerado um dos piores desastres naturais a ocorrer no país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.