Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Austrália: após consulta popular, Parlamento aprova casamento gay

Projeto de lei recebeu a grande maioria dos votos e foi comemorado pelos parlamentares; aprovação do Governador-Geral deve ocorrer em poucos dias

Por EFE
7 dez 2017, 18h35

O Parlamento da Austrália aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Este é o último trâmite legislativo e agora segue para aprovação do Governador-Geral, Peter Cosgrove, o que deve acontecer em poucos dias.

O projeto do senador Dean Smith foi aprovado no Senado na semana passada, sem emendas adicionais. A iniciativa foi apresentada após a realização de um referendo popular feito via correio em que 61,6% dos australianos foram favoráveis à legalização do casamento homossexual.

“Que dia, que dia para o amor, igualdade e respeito. A Austrália fez isso”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, antes da votação, enquanto o líder da oposição, Bill Shorten, ressaltou que “a Austrália do futuro começa com o que está sendo feito hoje”.

A lei recebeu o apoio da esmagadora maioria – apenas quatro do  150 deputados votaram contra. A aprovação foi recebida entre aplausos e abraços e cantos que entoavam a famosa música “We are Australian” (“Somos australianos”).

O Parlamento australiano
O Parlamento australiano aprovou o projeto de lei sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo – 07/12/2017 (AAP/Lukas Coch/Reuters)
Continua após a publicidade

Vários parlamentares portavam lenços ou bandeiras com as cores do arco-íris, que representam à comunidade LGBTIQ (Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais e queers), que estavam nos arredores do Parlamento em Camberra entre a multidão que esperava para celebrar a esperada decisão.

Segundo um comunicado citado pela emissora local ABC do procurador-geral da Austrália, George Brandis, que foi emitido após a votação, “a reforma histórica entrará em vigor no sábado, dia 9 de dezembro de 2017”.

A reforma, que transforma a Austrália na 25ª nação que legaliza o casamento entre homossexuais, modificará a Lei de Casamentos de 1961. Esta lei tinha sido emendada em 2004 para especificar que o casamento é exclusivo entre uma mulher e um homem.

Em dezembro de 2013, o Tribunal Superior anulou uma lei que permitia o casamento de pessoas do mesmo sexo no território da capital da Austrália por considerar que transgredia a Lei Federal de Casamentos de 1961.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.