Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ataque de guerrilha contra base militar deixa 9 mortos na Colômbia

Evento nesta madrugada é o mais mortal desde que Gustavo Petro, o primeiro esquerdista à chegar à Presidência, foi empossado, em agosto passado

Por Da Redação
29 mar 2023, 12h12

Um ataque do Exército de Libertação Nacional (ELN), última guerrilha ativa da Colômbia, deixou ao menos nove mortos, sendo sete militares e dois civis, em uma base militar na zona rural do município de El Carmen. O evento violento aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 29, e também deixou outros oito militares feridos por estilhaços de explosivos.

Em publicação nas redes sociais, o presidente Gustavo Petro condenou o ataque, cometido por “aqueles que hoje estão absolutamente afastados da paz e do povo”. Além disso, anunciou a convocação de uma consulta à delegação do governo na mesa de diálogo com o ELN: “um processo de paz deve ser sério e responsável com a sociedade colombiana”.

O ministro da Defesa, Iván Velásquez, também repudiou o ataque em uma curta entrevista coletiva.

“Lamentamos este fato, que é um atentado à paz e à vontade que o governo nacional manifestou. O presidente acaba de chamar a declaração para a mesa de negociações. Ele convocou conversações para examinar isso, o que é um fato muito sério que lamentamos”.

O ataque desta quarta-feira é o mais mortal desde que Petro, o primeiro esquerdista à chegar à Presidência, foi empossado, em agosto passado.

O grupo guerrilheiro está em diálogo com representantes do governo desde novembro passado para colocar fim ao levante armado de quase seis décadas. Apesar de reuniões em Caracas e na Cidade do México, não houve um acordo de cessar-fogo. Uma terceira rodada de conversas irá acontecer em Cuba, mas ainda não há data marcada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.