Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ataque a tiros mata 32 pessoas no Afeganistão: Talibã nega autoria

Ação ocorre uma semana depois da assinatura do acordo de paz entre os EUA e os talibãs; Estado Islâmico fez atentado similar em 2019

Por Da Redação
6 mar 2020, 15h32

Um ataque armado durante um ato político na capital do Afeganistão, Cabul, matou 32 pessoas nesta sexta-feira, 6. O Talibã negou ser responsável pelo atentado que ocorre menos de uma semana depois da assinatura do acordo de paz com os Estados Unidos.

O ato, em homenagem a Abdul Ali Mazari, um falecido político xiita da minoria hazara, contava com a presença do primeiro-ministro, Abdullah Abdullah, o ex-presidente Hamid Karzai e o ex-primeiro-ministro Salahuddin Rabbani. No Afeganistão, a vertente dominante do islã é a sunita.

Os tiros foram disparados a partir de um prédio próximo. As forças de segurança afegãs realizaram uma varredura no local, mas os terroristas não foram capturados.

O Talibã, por sua vez, negou a autoria. Em 2019, um ataque com morteiros realizado pelo braço armado do Estado Islâmico no Afeganistão contra a mesma cerimônia matou 11 pessoas.

O ataque desta sexta-feira aconteceu menos de uma semana depois da assinatura de um acordo de paz entre os Estados Unidos e o Talibã no sábado 29. O pacto abre caminho para a retirada completa das tropas estrangeiras do Afeganistão em 14 meses, em troca da de um processo de conciliação entre os insurgentes e o governo do país.

Uma trégua parcial instaurada a pedido de Washington em 22 de fevereiro foi suspensa pelos talibãs na segunda-feira 2. Desde então, eles intensificaram os ataques contra as forças de segurança afegãs e deixaram de atuar contra as tropas internacionais.

Um dos principais entraves para o acordo de paz prosperar no Afeganistão é a situação dos cerca de 5.000 talibãs sob custódia do governo e os 1.000 prisioneiros confinados pelos insurgentes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.