As cidades brasileiras selecionadas para programa cultural da ONU
Criada pela Unesco, a Rede de Cidades Criativas promove a a cooperação e a criatividade para o desenvolvimento urbano
Os municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) foram escolhidos na quinta-feira 22 para representar o Brasil nas categorias “Literatura” e “Cinema” na Rede de Cidades Criativas da Unesco. A decisão foi tomada após a reunião de comitê formado por técnicos da Comissão Nacional para a agência da ONU e dos ministério do Turismo, Cultura e das Relações Exteriores.
Nesta etapa, as duas cidades vão passar pela apreciação da UNESCO para concorrer aos títulos. O Rio de Janeiro vai concorrer pelo prêmio de Cidade Criativa da Literatura, enquanto Penedo concorre pelo título de Cidade Criativa do Cinema. Ambos os municípios são considerados como especialistas em suas categorias, ampliando a visibilidade do turismo brasileira na comunidade internacional.
O projeto criado pela ONU em 2004 tem como objetivo promover a cooperação e reconhecer que criatividade é um fator importante para o desenvolvimento sustentável em aspectos econômicos, sociais e culturais. As cidades que participam da Rede se comprometem em compartilhar boas práticas e desenvolver parcerias no intuito de promover a indústria cultural e criatividade ao inseri-los nos planos de desenvolvimento urbano.
Segundo a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, é extremamente importante promover a criatividade para o desenvolvimento do setor turístico.
“O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na Rede, tendo 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália”, destacou.
O comitê de seleção teve a missão de indicar apenas duas cidades para as duas categorias de sete que já existem na rede – artesanato e artes populares, design, gastronomia, artes midiáticas, comunicação e mídia e música
Em 2021, na última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco, as cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE) foram escolhidas. Os dois municípios foram reconhecidos como Cidades Criativas de Artes Midiáticas e da Música.
Além das cidades premiadas, outras dez compõem o seleto grupo no Brasil sendo elas Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), Salvador (BA), Santos (SP), João Pessoa (PB).