Aprovação de Trump cai 14% nos três primeiros meses de mandato, aponta pesquisa
A economia, um dos principais temas da campanha do republicano, está no centro das críticas

O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu 14% nos três primeiros meses de seu segundo mandato — ultrapassando a queda de cinco pontos registrada no momento período do seu primeiro mandato. O republicano agora tem 42% de aprovação e 52% de rejeição, de acordo com uma pesquisa da revista britânica The Economist em parceria com o instituto YouGov, que ouviu mais de 1500 americanos.
A economia, um dos principais temas da campanha do republicano, está no centro das críticas. Trump tem hoje uma avaliação negativa de 7 pontos percentuais na condução dos assuntos econômicos. Quase 20% dos eleitores que o apoiaram em 2024 dizem desaprovar sua gestão da inflação e dos preços, enquanto 12% reprovam sua atuação em empregos e crescimento econômico.
Na semana passada, Trump suspendeu por 90 dias suas tarifas recíprocas sobre todos os países, com exceção da China, após uma forte queda das bolsas de valores globais. Enquanto isso, as taxas sobre Pequim foram elevadas a 245% na terça-feira, após governo do presidente chinês Xi Jinping aumentar os impostos sobre mercadorias americanas de 84% para 125%.
Embora Trump tenha conseguido manter grande parte do apoio entre o eleitorado de seu partido — mais de 92% dos republicanos que votaram nele em novembro do ano passado ainda o defendem —, sua reeleição foi garantida por eleitores indecisos e desiludidos com a economia sob a administração do ex-presidente Joe Biden. Esses novos eleitores, por outro lado, podem facilmente se voltar contra Trump caso ele não consiga entregar o boom econômico que prometeu durante sua campanha.
Entre os jovens e eleitores hispânicos — grupos cruciais para a reeleição de Trump— a rejeição já aumentou: a aprovação líquida entre hispânicos é de -37 pontos e entre os menores de 30 anos, -25. Nos seis estados decisivos que garantiram sua vitória contra Joe Biden (Arizona, Nevada, Geórgia, Pensilvânia, Michigan e Wisconsin), Trump já aparece com aprovação negativa.
Nos seis estados decisivos que garantiram sua vitória contra Joe Biden (Arizona, Nevada, Geórgia, Pensilvânia, Michigan e Wisconsin), Trump já aparece com aprovação negativa.