Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após Alemanha, França paralisa exportação de armas à Turquia

Turcos lançaram nesta semana ofensiva contra os curdos na Síria; governo francês diz que pressionará a Europa para suspender a venda de armamento ao país

Por Estadão Conteúdo 12 out 2019, 19h20

A França e a Alemanha anunciaram neste sábado, 12, a suspensão de exportação de qualquer armamento para a Turquia, que lançou nesta semana ofensiva contra os curdos na Síria.

Neste sábado o ministério da Defesa turco disse que as forças locais tomaram a cidade de Ras al-Ayn, no norte da Síria. A entrada das tropas na cidade é o avanço mais significativo desde que a ofensiva da Turquia contra militantes curdos na Síria começou, na quarta-feira, 9.

Contrários ao movimento, os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores da França fizeram o anúncio por meio de um comunicado neste sábado. O texto reiterou a oposição à operação militar turca, que tem enfrentado grande condenação internacional.

A declaração diz que a França pressionará, durante reunião na segunda-feira. de ministros de Relações Exteriores da União Europeia, pelo apoio de “toda a Europa” pela suspensão das vendas de armas à Turquia. A Alemanha também anunciou no sábado que está reduzindo as exportações de armamento ao regime de Ancara.

A França argumenta que a ofensiva está causando problemas humanitários crescentes, além de ameaçar a luta internacional contra o Estado Islâmico, que também está infiltrado na região. “Está, portanto, ameaçando a segurança europeia”, defendeu o governo francês.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, também disse que o país vai cortar as exportações de armas na Turquia. Neste sábado, milhares de imigrantes curdos se uniram contra a ofensiva militar turca em cidades da Alemanha, que abriga uma das maiores comunidades curdas na Europa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.