Alemanha nacionaliza gigante de gás para evitar crise energética
Situação no país 'piorou dramaticamente' depois que a Rússia cortou o fornecimento de gás pelo duto Nord Stream 1; alemães terão que pagar taxa 'segura'
A Alemanha anunciou nesta quarta-feira, 21, que vai nacionalizar a distribuidora de gás Uniper como parte de um plano de 8 bilhões de euros (R$ 40,9 bilhões) para conter uma iminente crise de fornecimento de energia devido à guerra na Ucrânia.
A Europa sofre com o aumento dos preços do gás, um resultado da invasão de Moscou, e a suspensão dos fluxos de gás russo para o continente.
+ Zelensky acusa Rússia de realizar ‘terrorismo econômico’ contra Europa
O governo deterá cerca de 99% da Uniper e 8% de sua controladora finlandesa Fortum, disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, a jornalistas em Berlim nesta quarta-feira.
A Uniper, maior importadora de gás da Alemanha, fornece 40% do abastecimento de gás do país e é crucial para grandes empresas e consumidores privados.
+ Usina nuclear da Alemanha emite aviso de vazamento
Em julho, o chanceler Olaf Scholz anunciou que o governo faria uma intervenção estatal para resgatar a Uniper com um pacote no valor de até 15 bilhões de euros (R$ 76,7 bilhões), depois que ela foi sofreu devido a meses de cortes na oferta russa e preços de mercado em disparada.
Mas Habeck disse que a situação “piorou dramaticamente” depois que a Rússia cortou indefinidamente o fornecimento de gás para a Europa através do duto Nord Stream 1 em 1º de setembro, citando um vazamento de petróleo.
O gás russo teve que ser substituído por alternativas caras, levando a contas mais altas para os consumidores.
+ As causas da agitação social que toma conta da Alemanha
Habeck disse que uma taxa de gás será cobrada dos clientes alemães a partir de 1º de outubro, dizendo ter encontrado “uma maneira legalmente segura de cobrar uma taxa de gás”.
Embora o fornecimento de gás através do Nord Stream 1 esteja suspenso, as reservas de gás da Alemanha estão a mais de 90% da capacidade, segundo o provedor de armazenamento europeu GIE AGSI +.