Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A pedido do Canadá, Brasil envia ajuda para combate a incêndios florestais

Missão da Agência Brasileira de Cooperação vai durar em torno de um mês e vai contar com cerca de 104 especialistas

Por Da Redação
19 jul 2023, 12h23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou o envio de uma missão humanitária brasileira para apoiar o combate aos incêndios florestais que atingem o Canadá desde março deste ano. A medida, anunciada nesta quarta-feira, 19, foi um pedido do governo canadense ao Brasil.

A missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) vai durar em torno de um mês e vai contar com cerca de 104 especialistas em combate a incêndios florestais. Os especialistas devem atuar nas áreas mais afetadas do Canadá.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, seguindo uma medida legal do Canadá, as despesas do Brasil com o envio da missão humanitária vão reembolsadas pelo governo canadense, que também deve fornecer uma aeronave para o transporte dos especialistas brasileiros e de equipamentos.

+ Incêndios no Canadá bateram recorde de emissões de CO2, diz relatório

A partir de junho, os incêndios florestais começaram a se intensificar no Canadá, fazendo com que a grande parte da população tivesse que lidar com a má qualidade do ar na América do Norte. Até o momento, os incêndios recordes forçaram mais de 120 mil pessoas a deixar as suas casas e queimaram mais de 10 milhões de hectares, o que representa um aumento de 1.100% em relação à média de 10 anos.

No Canadá, a falta de bombeiros complicou ainda mais uma desafiadora temporada de incêndios florestais. Os voluntários representam cerca de 70% das equipes de combate a incêndios do país, desempenhando um papel central como socorristas em ambientes rurais.

Continua após a publicidade

Porém, eles também estão enfrentando uma crise crescente de exaustão física e mental. Enquanto isso, a mudança climática está produzindo incêndios mais quentes e mais rápidos, enquanto o despovoamento rural significa que há menos voluntários. Para referência, em 2016, 126 mil voluntários atuavam como bombeiros, mas esse número caiu para 90 mil no ano passado. 

+ EUA e Canadá pedem que população use máscara devido a fumaça de incêndio

Nos últimos dias, as equipes sofreram um baque moral depois que dois combatentes de incêndios florestais foram mortos em ação, com apenas dois dias de intervalo. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau , chamou a notícia de “desoladora”. O ministro de preparação para emergências, Bill Blair, também disse que as mortes são “um trágico lembrete” dos riscos que os bombeiros enfrentam no interior do Canadá.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.