Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana

A insólita fuga de prisão na França que levou diretor a reconhecer ‘acúmulo de erros’

Administração penitenciária do Ministério da Justiça francês abre investigação sobre episódio

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 jul 2025, 09h50

O chefe da DAP, a administração penitenciária do Ministério da Justiça da França, descreveu no domingo 13 o que parecia uma cena saída de um filme de ação ou comédia pastelão. Em entrevista à emissora francesa BFMTV, Sébastien Cauwel relatou que um homem conseguiu escapar de uma prisão do país depois de se esconder em uma sacola de roupas sujas que pertencia a seu companheiro de cela, liberado após completar a pena.

Cauwel afirmou que o homem “aproveitou” a libertação do outro detento para escapar da penitenciária de Corbas, perto de Lyon, uma cidade no sudeste do país. O Ministério Público de Lyon, porém, já informou que a fuga teve curta duração: nesta segunda-feira, ele foi preso em Sathonay-Camp, uma comuna próxima à metrópole.

“O homem que escapou do centro de detenção de Corbas foi preso nesta manhã por volta das 6h (horário local), saindo de um porão em Sathonay-Camp”, informou o Ministério Público em um comunicado. “Ninguém ficou ferido. Seu cúmplice não estava com ele e ainda não foi preso.”

De acordo com o comunicado, o suspeito foi preso sob a acusação de “fuga como parte de uma gangue organizada” e “participação em conspiração criminosa”.

“Falhas graves”

Cauwel disse à BFMTV que os agentes penitenciários notaram que o homem havia escapado na manhã de sábado 13. Embora o indivíduo tenha sido interceptado, ele reconheceu um “acúmulo de erros” e abriu uma investigação sobre o incidente.

Continua após a publicidade

“Este é um evento extremamente raro, que nunca vimos nesta administração e que demonstra claramente uma série de falhas graves”, disse o diretor da DAP, observando que a prisão de Corbas sofre com superlotação (segundo ele, a taxa de ocupação ronda os 170%). “Isso torna as condições de trabalho dos nossos agentes mais complicadas”, justificou.

De acordo com comunicado do serviço penitenciário francês enviado à agência de notícias AFP, o detento que escapou cumpria várias penas e estava sob investigação em um caso ligado ao crime organizado.

No ano passado, a França viu outro episódio de fuga quando um grupo de homens armados emboscou um comboio da polícia que transportava um prisioneiro a uma penitenciária no norte da Normandia. O fugitivo, Mohamed Amra – também conhecido como “A Mosca” – foi detido novamente na Romênia em fevereiro deste ano, segundo a agência de notícias Reuters.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.