Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

A cerimônia de adeus de Joe Biden

“Meus colegas líderes, nunca esqueçamos que algumas coisas são mais importantes do que permanecer no poder”, disse o democrata na ONU

Por Ernesto Neves Atualizado em 27 set 2024, 11h51 - Publicado em 27 set 2024, 06h00

Em seu discurso final na Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça-feira 24, em Nova York, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi aplaudido com entusiasmo pela poderosa plateia. Foi como uma cerimônia de adeus. “Meus colegas líderes, nunca esqueçamos que algumas coisas são mais importantes do que permanecer no poder”, disse o democrata, que abriu mão de disputar a reeleição e indicou a vice, Kamala Harris, para a missão de derrotar Donald Trump no pleito marcado para 5 de novembro. “É o seu povo que mais importa. Nunca se esqueçam, estamos aqui para servir ao povo, não o contrário.” Ele participou também de uma homenagem organizada pelo instituto Clinton Global Initiative, fundado pelo ex-presidente Bill Clinton. Aos 81 anos, Biden, o mais velho a chefiar a Casa Branca, também procurou oferecer uma perspectiva otimista diante da tumultuada geopolítica da atualidade. Ele convocou os presentes a fazer uma varredura da história no último meio século, período que coincide com sua carreira política. Citou a Guerra do Vietnã, o apartheid da África do Sul, a queda da União Soviética e os ataques do 11 de Setembro. “As coisas podem melhorar”, resumiu. Podem sim, e convém lembrar que Biden sairá de cena sem ter encaminhado, com a influência americana, alguma solução para a invasão da Ucrânia pela Rússia, que há 31 meses devasta o país na maior conflagração em solo europeu desde o fim da Segunda Guerra, e o cessar-fogo entre Israel e Hamas. Não terá tempo.

Publicado em VEJA de 27 de setembro de 2024, edição nº 2912

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.