Pistache e cítricos: pesquisa aponta os sabores em alta para 2025
O levantamento de tendências Taste Charts 2025

De sorveterias a restaurantes italianos, o pistache está em todos os menus. Tornou-se um ingrediente onipresente na cena gastronômica brasileira – e, segundo uma nova pesquisa de tendências, ainda está no auge de sua popularidade. A Taste Charts 2025, 13ª edição do levantamento feito pela Kerry, empresa especializada em nutrição sustentável, aponta como destaque global o pistache e os sabores cítricos.
De acordo com o estudo, o interesse pelo pistache vem crescendo há alguns anos, mas atingiu o pico em 2024, com o maior número de buscas relacionadas ao ingrediente. Não se trata de um fenômeno apenas brasileiro, mas global. Segundo os dados analisados, o movimento é potencializado pelas redes sociais e deve ganhar ainda mais corpo com novos lançamentos de produtos, de pesto de pistache a bebidas e petiscos.
Há um claro interesse do público por frutas cítricas, já bastante utilizadas em bebidas refrescantes, mas que ganham espaço na coquetelaria, na confeitaria e também em pratos salgados. Embora laranja, limão e lima dominem a preferência, há um interesse crescente por outras variedades, como laranja sanguínea, yuzu e pomelo, entre outros.
“O Taste Charts 2025 funciona como uma bússola para sabores, guiando a indústria com praticidade e inovação, oferecendo as informações necessárias para atender às expectativas dos consumidores e permitindo que as marcas se destaquem com inovações ousadas e sustentáveis”, diz Fernanda Fontolan, gerente sênior de Marketing Taste da Kerry para a América Latina, em comunicado à imprensa.
O levantamento também mostra destaques em seis categorias: Savory (“saboroso”), Sweet (“doce”), Salty Snacks (“petiscos salgados”), Beverages – Water & Cold (“bebidas geladas à base de água), Beverages – Dairy & Hot (“bebidas quentes à base de laticínios”) e Ingredientes. Além de apontar tendências consolidadas nos últimos 10 anos, indica quais estão ganhando destaque nos últimos 12 meses.
Na categoria Savory, por exemplo, o churrasco coreano, o whisky, o vinho e o sweet chili, condimento que lembra geleia de pimenta, estão entre os destaques emergentes no último ano. Na categoria dos doces, os sabores emergentes incluem Speculoos, biscoitos belgas feitos de canela, açúcar mascavo e caramelo, além de caju, milho verde e bicho de pé. O pistache aparece novamente nas tendências em bebidas quentes.