Guia Michelin da França destaca cozinha à base de frutos do mar com três estrelas
Os dois novos restaurantes a receber a avaliação máxima no tradicional guia trabalham com frutos do mar; no total, 68 restaurantes receberam novas estrelas

O Guia Michelin, um dos mais importantes do cenário gastronômico mundial, acaba de divulgar a nova edição dedicada aos restaurantes da França. Neste ano, o principal destaque são os dois novos estabelecimentos que receberam três estrelas, a avaliação máxima: Le Coquillage em Saint-Méloir-des-Ondes, na região da Bretanha, comandado pelo chef Hugo Roellinger, e o Christopher Coutanceau, casa que leva o nome de seu fundador, em La Rochelle. Ambos trabalham de forma inovadora com frutos do mar.
Além dos dois novos restaurantes a receber três estrelas, outros nove receberam duas estrelas, e 57 conquistaram a primeira estrela. “Impressionantemente, seis dos restaurantes recém-coroados com Duas Estrelas ganharam sua segunda Estrela três anos após receberem a primeira”, diz o comunicado oficial do guia. É o caso da Maison Nouvelle, do chef Philippe Etchebest, localizada em Bordeaux.
Em Paris, dois dos destaques são restaurantes dedicados à gastronomia japonesa. “Os chefs japoneses Tomoyuki Yoshinaga e Shinichi Sato, apesar de terem abordagens culinárias muito diferentes, receberam uma segunda distinção para seus respectivos restaurantes, Sushi Yoshinaga e Blanc, apenas um ano após ganharem suas primeiras estrelas. O Sushi Yoshinaga oferece uma jornada imersiva no Japão autêntico, enquanto o Blanc oferece uma experiência gastronômica francesa particularmente ambiciosa”, diz o guia.
Neste ano, todas as 13 regiões da França continental contam com pelo menos um novo restaurante estrelado.
Além das avaliações de restaurantes, o guia premia ainda estabelecimentos que adotam práticas sustentáveis com a Estrela Verde. Neste ano, 10 casas receberam a certificação. O prêmio de sommelier do ano foi dado a Maéva Rougeoreille, Sommeliere Chefe do restaurante Duas Estrelas e Estrela Verde Jean Sulpice, na cidade de Talloires-Montmin, e Jean Dumontet, Sommelier do Frédéric Doucet, que detém uma estrela.
O prêmio de Jovem Chef foi dado a Valentina Giacobbe, do restaurante recentemente premiado Ginko, em Lille.
Fundado em 1900, há 125 anos, o Guia Michelin é responsável por avaliar restaurantes em diversas cidades do mundo. Aqui, no Brasil, tem atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro.