Guia Michelin da França destaca cozinha à base de frutos do mar com três estrelas
Os dois novos restaurantes a receber a avaliação máxima no tradicional guia trabalham com frutos do mar; no total, 68 restaurantes receberam novas estrelas
O Guia Michelin, um dos mais importantes do cenário gastronômico mundial, acaba de divulgar a nova edição dedicada aos restaurantes da França. Neste ano, o principal destaque são os dois novos estabelecimentos que receberam três estrelas, a avaliação máxima: Le Coquillage em Saint-Méloir-des-Ondes, na região da Bretanha, comandado pelo chef Hugo Roellinger, e o Christopher Coutanceau, casa que leva o nome de seu fundador, em La Rochelle. Ambos trabalham de forma inovadora com frutos do mar.
Além dos dois novos restaurantes a receber três estrelas, outros nove receberam duas estrelas, e 57 conquistaram a primeira estrela. “Impressionantemente, seis dos restaurantes recém-coroados com Duas Estrelas ganharam sua segunda Estrela três anos após receberem a primeira”, diz o comunicado oficial do guia. É o caso da Maison Nouvelle, do chef Philippe Etchebest, localizada em Bordeaux.
Em Paris, dois dos destaques são restaurantes dedicados à gastronomia japonesa. “Os chefs japoneses Tomoyuki Yoshinaga e Shinichi Sato, apesar de terem abordagens culinárias muito diferentes, receberam uma segunda distinção para seus respectivos restaurantes, Sushi Yoshinaga e Blanc, apenas um ano após ganharem suas primeiras estrelas. O Sushi Yoshinaga oferece uma jornada imersiva no Japão autêntico, enquanto o Blanc oferece uma experiência gastronômica francesa particularmente ambiciosa”, diz o guia.
Neste ano, todas as 13 regiões da França continental contam com pelo menos um novo restaurante estrelado.
Além das avaliações de restaurantes, o guia premia ainda estabelecimentos que adotam práticas sustentáveis com a Estrela Verde. Neste ano, 10 casas receberam a certificação. O prêmio de sommelier do ano foi dado a Maéva Rougeoreille, Sommeliere Chefe do restaurante Duas Estrelas e Estrela Verde Jean Sulpice, na cidade de Talloires-Montmin, e Jean Dumontet, Sommelier do Frédéric Doucet, que detém uma estrela.
O prêmio de Jovem Chef foi dado a Valentina Giacobbe, do restaurante recentemente premiado Ginko, em Lille.
Fundado em 1900, há 125 anos, o Guia Michelin é responsável por avaliar restaurantes em diversas cidades do mundo. Aqui, no Brasil, tem atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Confira as 30 companhias ganhadoras da edição ‘Top 30 Melhores Empresas do Brasil’
‘Fiquei frustrado, mas mérito dele’, diz goleiro que levou gol do príncipe William no Maracanã
MapBiomas lança ferramenta inédita para monitorar a recuperação de áreas degradadas no Brasil
Em segundo dia no Rio, príncipe William visita Ilha de Paquetá
Ibovespa abre pregão em alta de 147 mil pontos renovando recorde intradiário







