Como a gastronomia vai celebrar o Ano da Serpente no calendário chinês
Assinado pelo chef Ad Yamashita, cardápio do Song Qi tem pratos que fazem referência a outros países asiáticos

No calendário chinês, o ano novo será celebrado em 2025 no dia 29 de janeiro. Será o ano da serpente, animal associado à sabedoria, intuição e renovação. Para celebrar a data, o restaurante Song Qi, em São Paulo, elaborou um cardápio exclusivo para o período de celebrações.
As receitas elaboradas pelo chef Ad Yamashita, que comanda a cozinha do Song Qi, partem de uma base chinesa, mas incorporam elementos pan-asiáticos. “Trouxemos elementos de outros países, como Tailândia e Japão, numa fusão de sabores”, diz Yamashita.
De entrada, a barriga de porco preparada com vinho de arroz, de sabor levemente adocicado, é um dos destaques. As Crispy Shrimp Bytes, pequenos bolinhos recheados de camarão, servidos com molho tailandês, guiozas de lagosta e uma berinjela com missô, prato típico japonês, completam a seleção.

Entre os pratos principais, a pedida é o macarrão Chow Mein, muito popular na diáspora chinesa. Feito na Wok com legumes e carne, é quase um “precursor do yakissoba”, segundo Yamashita. O Seafood misso caramel wok, mistura de camarão, lula e mexilhão, servido com molho de missô caramelizado, é ótimo. Há uma opção vegetariana: arroz frito com cogumelos e nori.
A principal curiosidade do novo menu é a sobremesa, Dan Tà, uma tortinha com creme de ovos que parece muito com pasteis de nata. A origem do prato é incerta, mas está relacionada à influência tanto dos portugueses, no sul da China, na região de Macau, quanto dos ingleses.
O menu tradicional da casa continuará sendo servido. O destaque é o pato de Pequim laqueado, receita tradicional que leva cerca de dois dias para ser preparada. Os patos êm da Villa Germânia, em Santa Catarina, e passam por um processo que envolve uma técnica para inflar o animal, separando a pele dos ossos, um período de maturação em câmaras frias provenientes da China, uma camada da maltose e a vitrificação da pele, que ganha textura crocante. Segundo o chef Yamashita, são vendidos cerca de 20 patos por dia.
O Song Qi brasileiro é uma unidade da franquia de Mônaco criada pelo chef Riccardo Giraudi, dono do Beef Bar, que também tem uma unidade no país. O espaço foi inaugurado em abril de 2024, ao lado da unidade paulistana do Beef Bar, no bairro dos Jardins. Os dois restaurantes têm o piloto Felipe Massa como um dos sócios.
O cardápio começa a ser servido nesta quinta, 23, e fica disponível até o dia 2 de fevereiro.