Uma semana para a Itália nunca mais esquecer
Depois do fracasso da Azzurra, fora das Copas de 2018 e 2022, equipes italianas buscam domínio europeu
Após o vexame de ficar pela segunda vez seguida fora de uma Copa do Mundo, a Itália busca a hegemonia perdida no continente europeu – embora a Azzurra, em 2021, tenha conquistado a Euro. Haverá um time italiano na final da Champions League, já que Inter de Milão e Milan decidem, nesta terça-feira, 16, o jogo de volta da semifinal. Do outro lado, disputam a vaga o Real Madrid e o Manchester City. A Inter leva vantagem, após impor uma derrota de 2 a 0 sobre o arquirrival na primeira partida.
E mais: os italianos poderão ter, depois de 25 anos, times disputando paralelamente a final da Liga Europa (antiga Copa Uefa), segunda competição europeia mais relevante. Roma e Juventus enfrentam, respectivamente, Bayer Leverkusen e Sevilla pela semifinal da Liga Europa. Os romanos levam vantagem, pois venceram o primeiro duelo, por 1 a 0, e jogam pelo empate na Alemanha. A Juve, depois de empatar por 1 a 1 em Turim, vai precisar superar o adversário na Espanha.
Na Conference League, os italianos ainda poderão ter outro representante na luta pela taça. Isso se a Fiorentina, na Suíça, conseguir superar a vantagem do Basel, que venceu o primeiro jogo da semi por 2 a 1, em Firenze. Os três jogos ocorrem nesta quinta, 18.
Caso um destes três times avancem à final, o feito será igualado ao de 1998, quando a Juventus decidiu a Champions com o Real Madrid, perdendo por 1 a 0, enquanto a Inter de Milão, contando com apresentação magistral de Ronaldo Fenômeno, venceu a também italiana Lazio, por 3 a 0.