Quais adversários João Fonseca pode enfrentar após vitória na primeira rodada de Wimbledon?
Brasileiro chega a seu melhor ranking na carreira e tem caminho ‘livre’ com queda de cabeça de chave

João Fonseca estreou com vitória em sua primeira participação na chave principal de Wimbledon. O tenista brasileiro venceu o dono da casa Jack Fearnley, por 3 sets a 0, em parciais de 6/4, 6/1 e 7(7)/6(5). Na quadra 1 do All England Club, o jovem de 18 anos foi imponente, reverteu set points do inglês e agora espera seu próximo adversário, do jogo entre o holandês Tallon Griekspoor e o americano Jenson Brooksby.
O atleta dos Países Baixos é o cabeça de chave número 31 da competição, e é favorito contra o 101º Brooksby. O terceiro Grand Slam do ano, porém, tem se mostrado impiedoso com cabeças de chave já deixando o torneio neste primeiro dia: Medvedev, Cerundolo, Popyrin, Tsitsipas e Holger Rune. Este último, atual número 8 do ranking, poderia encontrar com João Fonseca na terceira rodada mas foi derrotado em um jogo de 5 sets pelo chileno Nicolas Jarry, que furou a barreira das qualificatórias.
Então, caso o brasileiro avance da segunda rodada, terá o sul-americano ou um velho conhecido do circuito: Learner Tien. O americano joga contra João desde as competições em nível júnior, com uma vitória do brasileiro na final do US Open júnior de 2023. No profissional, o brasileiro também prevalece com três vitórias em três encontros, sendo duas no ATP Next Gen Finals, em que o carioca se consagrou campeão e no Masters 1000 de Miami deste ano.
Sem Rune na terceira rodada, Fonseca encontraria com um jogador abaixo do top 30 apenas nas oitavas, com Tiafoe e Lehecka, 12º e 23º do ranking respectivamente; e um top 10 apenas nas quartas, no caso, o atual campeão da competição Carlos Alcaraz. O líder do ranking Janik Sinner está do outro lado da chave, e seria um encontro apenas para a final do Major.


Em qual posição do ranking o brasileiro pode chegar?
João Fonseca entrou em Wimbledon na 54ª posição do ranking da ATP. Com a vitória na primeira rodada, o brasileiro ocupa momentaneamente o 47º lugar, o melhor de sua carreira, no ranking ao vivo. Caso vença a competição, o brasileiro pode entrar no top 20, e se tornar o segundo melhor ranqueado tenista masculino do país, atrás apenas de Guga Kuerten, que foi o número 1.
Após a vitória contra Fearnley, João agradeceu o respeito do público pelo esporte, e se desculpou por ter eliminado um tenista da casa, mas foi seguido de risadas de quem estava nas arquibancadas da quadra 1. Em seguida, o brasileiro explicou a ‘receita’ para sua melhora desde a derrota na primeira rodada das qualificatórias de Wimbledon no ano passado e a vitória na estreia deste ano: “A chave é trabalho, acreditar e sonhar.” Não custa nada o torcedor brasileiro o acompanhar nesta tarefa.