Presidente do COI anuncia reunião em Pequim com tenista Peng Shuai
Jogadora de duplas chinesa, que foi número um do mundo, disse que o ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli a havia agredido sexualmente
A controvérsia envolvendo a jogadora de tênis chinesa Peng Shuai não acabou. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou nesta quinta-feira, 3, que se encontrará com a atleta durante a Olimpíada de Inverno de Pequim. Os jogos começaram na quarta, com as competições de curling e hóquei no gelo.
Toda a questão envolve uma acusação de abuso por parte de Peng. Em novembro, a jogadora de duplas que foi número um do mundo e participou de três Jogos Olímpicos alegou nas suas redes sociais que o ex-vice-primeiro-ministro chinês Zhang Gaoli a havia agredido sexualmente.
Já em dezembro, Peng voltou atrás. Disse que nunca acusou ninguém de agredi-la sexualmente e que a publicação foi mal interpretada. Zhang não comentou o assunto. O COI conversou com ela por telefone recentemente, mas as preocupações sobre sua segurança e bem-estar não foram dissipadas.
“Ela entrará no circuito fechado para ter esta reunião, porque ela quer isso”, disse Bach em entrevista à imprensa. “Assim que todos os procedimentos estiverem concluídos, teremos nossa reunião.” Ele não deu uma data para o encontro.
O circuito fechado de Pequim 2022 é uma bolha à qual os atletas participantes estão restritos para evitar a propagação da infecção por coronavírus. Para entrar, é necessário apresentar dois testes negativos de coronavírus. Os jogos começarão oficialmente na sexta-feira.