Philadelphia Eagles supera apagada equipe do Kansas City Chiefs e vence o Super Bowl LIX
Equipe do quarterback Jalen Hurts mostrou performance avassaladora desde o início da partida. Placar final foi 40 a 22

Em uma performance superior em todos os sentidos, o Philadelphia Eagles venceu o Kansas City Chiefs e venceu o Super Bowl LIX por impressionantes 40 a 22. É a segunda vitória dos Eagles no Super Bowl. O primeiro foi em 2018, quando venceram os New England Patriots liderados por Tom Brady. Nesta segunda, 10, a partida está em alta no Google Trends, com mais de 200 mil buscas.
A partida foi uma revanche contra os Chiefs, que venceram os Eagles no Super Bowl LVII, disputado em 2023. Na ocasião, a equipe liderada pelo quarterback Patrick Mahomes superou os Eagles com o apertado placar de 38 a 35.
Desta vez, a situação foi bem diferente. Os Eagles dominaram a partida desde o início. O primeiro touchdown aconteceu ainda no primeiro quarto, marcado pelo quarterback Jalen Hurts. No segundo período, a equipe conseguiu um field goal e, na sequência, interceptou um lançamento de Mahomes e conseguiu outro touchdown.
No terceiro período, Jake Elliott acertou mais um field goal, ampliando a vantagem dos Eagles para 27 pontos. A equipe conseguiu ainda um touchdown, com uma recepção de DeVonta Smith para um lançamento de Hurts. Até o final do período, a equipe dos Chiefs não havia pontuado. Nos últimos segundos do período, Patrick Mahomes acertou um lançamento para Xavier Worthy. Em vez do chute, os Chiefs tentaram um lançamento para dois pontos, sem sucesso.

O quarto período começou com dois field goals dos Eagles, que deixaram o placar em 40 a 6. Mahomes conseguiu lançar para e DeAndre Hopkins e anotar mais 6 pontos. Na sequência, tentaram novamente um lançamento de dois pontos, dessa vez com sucesso. Worthy, dos Chiefs, marcou outro touchdown com menos de dois minutos restantes, reduzindo ainda mais a vantagem dos Eagles, mas já sem chances de uma reação. No momento da jogada, apenas os reservas do time adversário estavam em campo.
Se a diferença de 34 pontos tivesse se mantido, a derrota dos Chiefs entraria para a história como uma das mais avassaladoras já registradas na NFL. A pior de todas foi em 1990, quando os San Francisco 49ers superaram os Denver Broncos por 55 a 10, ou seja, 45 pontos a mais. A mais recente aconteceu em 2014, quando o Seattle Seahawks venceu os mesmos Broncos por 43 a 8, uma diferença de 35 pontos.
A comemoração dos Eagles começou antes mesmo do final da partida, com menos de três minutos restantes da partida, quando o técnico Nick Sirianni levou um banho de Gatorade amarelo. O ritual é obrigatório e os apostadores tentam prever qual será a cor usada pelos jogadores.
Detalhes sobre o Super Bowl
Esse é o evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos. Em 2024, a média de telespectadores do Super Bowl LVIII foi de 123,4 milhões de pessoas, sendo assim a transmissão mais assistida do país na história, segundo dados da Nielsen e Adobe Analytics.
Nesta edição, o Philadelphia Eagles foi o campeão da NFC (National Football Conference), ao vencer o Washington Commanders na final. Já na AFC (American Football Conference), o Kansas City Chiefs foi o campeão, após ganhar do Buffalo Bills na final. Esse será um reencontro das equipes no Super Bowl, depois de terem disputado o Super Bowl LVII, em 2023, quando os Chiefs levaram a melhor.
Esse foi o quinto Super Bowl disputado pelo Philadelphia Eagles, que só venceu um título, em 2018, ao ganhar do New England Patriots por 41 a 33, no Super Bowl LII. A última decisão que eles chegaram foi justamente em 2023, quando perderam por 38 a 35 dos Chiefs. Já a franquia de Kansas City é a atual bicampeã do Super Bowl e conta com seis finais e quatro títulos no total (1970, 2020, 2023 e 2024). Caso vença a partida do próximo domingo, 9, o Kansas City Chiefs se tornará a primeira franquia tricampeã consecutiva do Super Bowl.
Apresentações musicais
O show do intervalo ficou a cargo do rapper Kendrick Lamar, que cantou sucessos como “Not Like Us” e recebeu a cantor SZA e o DJ e produtor Mustard em seu show. Antes do início da partida, Lady Gaga cantou “Hold My Hand” em um segmento pré-gravado. O músico de jazz Trombone Shorty e a cantora gospel Lauren Daigle cantaram “America the Beautiful”. O pianista e cantor de jazz Jon Baptiste ficou responsável pela interpretação do hino norte-americano.
