Pela primeira vez, Calderano está na semifinal da Copa do Mundo
Mesa-tenista brasileiro vence o 3° do mundo e enfrenta o chinês Wang Chuqin no sábado

Apenas dois brasileiros tinham conseguido alcançar as quartas de final da chave simples da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada em Macau, na China: Hugo Calderano e Bruna Takahashi. Na última sexta-feira, 17, apesar da empolgação de ser a única não asiática nesta fase, a representante do grupo feminino do país caiu fora, ao perder em 4 sets a 1 para a chinesa Chen Xingtong. Já Calderano venceu o japonês Tomokazu Harimoto, de virada, em 4 sets a 1 (8/11, 11/8, 11/8, 11/8 e 12/10), pelas quartas de final.
O brasileiro eliminou o terceiro do mundo e, pela primeira vez, chega a semifinal da Copa do Mundo. No sábado, 19, ainda sem horário definido, Calderano enfrenta o chinês Wang Chuqin, o 1° do mundo, de duplas, e 2°, individual. Mesmo que não alcance novamente placar favorável, o brasileiro já garantiu lugar no pódio, ou seja, está no lucro e volta para casa com medalha.
Calderano foi o primeiro mesa-tenista latino-americano a entrar para a lista dos dez melhores do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (sigla em inglês, ITTF), onde está por sete anos seguidos. Ele é conhecido por terminar sempre entre os três primeiros em quase todas as competições mais importantes que já participou, como o ITTF World Tour, o WTT Champions e o Grand Smash. Nos Jogos Olímpicos ficou em 4° lugar. Aos 28 anos, Calderano mudou a imagem do Brasil no esporte, conseguindo resultados nunca alcançados anteriormente pelo país.
Leia:
+https://preprod.veja.abril.com.br/esporte/o-prodigio-brasileiro-do-tenis-de-mesa/
+https://preprod.veja.abril.com.br/esporte/irmao-vinga-irmao-a-derrota-de-calderano-no-tenis-de-mesa/